SóProvas


ID
3871660
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O estoque mais adequado para as instituições que operam com uma alta rotatividade de produtos e que devem assegurar a otimização dos níveis de estoque a partir de demandas diferentes e constantes é denominado

Alternativas
Comentários
  • https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/esporte/tipos-de-estoque-planejamento-e-controle-de-estoques/53270

  • Gab. B

    Apenas dando Ctrl C + Ctrl V da ótima fonte do colega Eduh .

    Estoque de ciclo

    O estoque de ciclo ocorre principalmente nas empresas que operam com vários produtos, ou porque as operações possuem múltiplos estágios. Considere que uma empresa fabrique os produtos A, B, C e D. Ela não pode fabricar os quatro simultaneamente, mas comercializa os quatro simultaneamente. Portanto, deve programar sua produção de maneira a produzir os quatro tipos de produtos numa quantidade tal que supra completamente a demanda. Ela fabrica 100 unidades de cada produto em 1 hora, mas não pode fabricar todos eles ao mesmo tempo, é necessário fabricar um de cada vez. Entretanto, ela vende 25 unidades de cada produto por hora. O estoque de ciclo existe porque a operação não pode fornecer simultaneamente todos os itens que produz.

    Estoque de antecipação

    Estoque de antecipação é aquele que a empresa forma quando antecipa sua produção para atender a uma demanda futura esperada. Isso ocorre principalmente em situação de demanda sazonal. Por exemplo, antes do inverno as empresas produzem mais agasalhos (formam estoques de antecipação) para atender a maior demanda futura. Antes da Páscoa, as fábricas de chocolate aumentam as contratações de funcionários e a produção de chocolate, gerando um elevado estoque de antecipação, para atender a demanda futura de chocolates. O estoque de antecipação também pode ser usado em situações em que o fornecimento é inconstante, como no setor alimentício.

    @qineditas_

    bons estudos!

  • Exemplo prático de estoque de ciclo:

    Uma padaria faz três tipos de pães, todos igualmente populares entre seus consumidores. Devido à natureza dos processos de misturar e de assar, somente um tipo de pão pode ser produzido por vez. O padeiro deve produzir cada tipo de pão em fornadas e elas devem ser grandes o bastante para satisfazer à demanda de cada tipo de pão entre os momentos em que cada fornada fica pronta para venda. Portanto, mesmo quando a demanda é estabelecida e previsível, haverá sempre algum estoque para compensar o fornecimento irregular de cada tipo de pão. 

  • Estoque de Proteção - Incertezas inerentes à fornecimento e demanda.

    Estoque de ciclo - Gerenciamento rotativo.

    Estoque de antecipação - Quando as flutuações da demanda são significativas , mas relativamente previsíveis (sozonalidade)

    Estoque de Canal- Fica entre o fornecedor e o varejista.

  • a) Estoque de antecipação - Também chamado de estoque sazonal, esse tipo de estoque é utilizado pelas empresas quando elas se veem diante de uma previsão de alta demanda, que exige produção elevada e prontidão na entrega.

    b) Estoque de ciclo (gabarito) - Esse é o tipo de estoque mais adequado para as empresas que possuem uma intensa rotatividade de produtos e precisam garantir a otimização dos níveis de estoque a partir de demandas diferentes e constantes.

    c) Estoque de proteção - Conhecido também como estoque isolador, esse é um dos tipos de estoque mais utilizados pelas empresas do varejo, principalmente em setores mais robustos como o automobilístico ou o alimentício.

    d) Estoque de canal - O tempo que os produtos ou insumos passam nos caminhões e demais veículos responsáveis pelo transporte de cargas também deve ser considerado nas operações de gestão de estoque.

    e) Estoque inativo - No varejo, o estoque inativo é composto por mercadorias que não tiveram um bom desempenho de vendas, tornando-se obsoletas e esquecidas pelos clientes.

    Fonte: https://patrus.com.br/blog/conheca-os-7-principais-tipos-de-estoque/amp/

  • GABARITO: LETRA B

    Estoque de ciclo:

    Esse é o tipo de estoque mais adequado para as empresas que possuem uma intensa rotatividade de produtos e precisam garantir a otimização dos níveis de estoque a partir de demandas diferentes e constantes.

    Ainda que a produção dos vários itens não seja simultânea, é preciso manter todas as mercadorias sempre à disposição do consumidor. Isso exige a movimentação constante do estoque, por meio de códigos específicos que facilitem o monitoramento dos produtos e a definição de limites mínimos e máximos para cada um deles.

    Dessa forma, a empresa pode manter o volume de vendas em alta e, ao mesmo tempo, evitar perdas em caso de mudanças na demanda do mercado.

    FONTE: https://patrus.com.br/blog/conheca-os-7-principais-tipos-de-estoque/