B) Livre circulação de pessoas entre os países signatários do Tratado.
O tratado tem acentuado a imigração de países da África para a Itália, através da Península Balcânica, com intuito de chegar à outros países europeus. Além da Península Balcânica, com o mesmo intuito de aproveitar o Tratado, muitos têm como destino a Espanha, que atualmente passa por uma crise separatista na Catalunha.
fonte : minhas anotações
O espaço Schengen é um dos maiores feitos da UE. Trata-se de um espaço sem fronteiras internas no interior do qual os cidadãos europeus e muitos nacionais de países que não pertencem à UE podem circular livremente, em turismo ou por motivos de trabalho, sem serem sujeitos a controlos fronteiriços. Criado em 1985, este espaço tem vindo gradualmente a crescer, englobando, hoje em dia, quase todos os países da UE e alguns países associados.
Em paralelo com a supressão das fronteiras internas, assistiu-se a um reforço dos controlos nas fronteiras externas comuns, com base nas regras de Schengen, para garantir a segurança de quem vive ou viaja no espaço Schengen.
fonte : site da União Europeia
→europa.eu/european-union/about-eu/countries_pt
Gab: B
O Tratado de Schengen é um acordo entre países europeus sobre uma política de abertura de fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países participantes.
O Espaço Schengen permite a livre circulação de pessoas dentro dos países participantes do acordo, sem a necessidade de apresentação de passaporte nas fronteiras.
Independente de não haver controle nas fronteiras, os cidadãos residentes nos países signatários do Tratado de Schengen devem, por norma, portar um documento legal de identificação, como a carteira de identidade.