Para André Breton em Benjamin (2014,102), a obra de arte “só tem valor na medida em que reflexos do futuro a fazem vibrar inteiramente”. Concordando com essa ideia, Walter Benjamin afirma que toda obra ou forma artística madura encontra-se no cruzamento de três linhas de desenvolvimento.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de reprodutividade técnica. Porto Alegre: Zouk, 2014.
Nessa perspectiva, relacione a COLUNA II com a COLUNAI, associando as três linhas de desenvolvimento da obra de arte citada por Walter Benjamin (2014) às suas respectivas ordens de prioridade.
COLUNA I
1.Primeiro lugar
2. Segundo lugar
3. Terceiro lugar
COLUNA II
( ) As formas tradicionais da arte em certos estágios de seu desenvolvimento trabalham penosamente em busca de efeitos, que mais tarde são alcançados sem esforço pela nova forma artística. Por exemplo: antes do cinema se impor, os dadaístas procuraram, por meio de suas manifestações, provocar no público um movimento, que mais tarde o cineasta Charlie Chaplin provocaria de maneira mais natural.
( ) A técnica trabalha em busca de uma forma de arte determinada. Por exemplo: antes de o cinema aparecer, havia livrinhos de fotos cujas imagens, por meio de pressão do polegar, passavam rapidamente mostrando a imagem em movimento.
( ) Transformações sociais, muitas vezes imperceptíveis, trabalham em direção a uma transformação da recepção, da qual somente a nova forma de arte se beneficiará. Por exemplo: antes que o cinema começasse a formar seu público, as imagens eram assistidas individualmente pelas pessoas que se posicionavam diante de um biombo no qual estavam instalados estereoscópios: um para cada participante.
Assinale a sequência correta.