-
No início do século XX, o território do atual estado do Acre foi comprado do Equador, passando a compor oficialmente o território brasileiro.
A Bolívia cedeu o território do Acre, que pertencia a ela desde 1867, para o Brasil. O governo brasileiro, por sua vez, cedeu pequenas extensões de terra no Mato Grosso, pagou 2 milhões de libras esterlinas como indenização e se comprometeu a construir uma ferrovia que ligasse o Brasil à Bolívia.
-
Ta errado, Foi da Bolívia a compra
-
O Tratado de Petrópolis, firmado em de em , formalizou a permuta de territórios entre e — uma faixa de terra entre os rios , o do Brasil para a Bolívia — e o território do atual da Bolívia para o Brasil.
#PMPR2020
-
A Questão de Palmas foi um território com arbitragem dos EUA entre Brasil e Argentina. Território entre SC e PR
-
após uma negociação entre Brasil e Bolívia na qual o Brasil tinha interesse naquela área pelo extração da borracha, a Bolívia cedeu o território considerado hoje o Acre em troca queria alguma milhões e uma construção de um ponte, na qual esse processo ficou sendo chamado de tratado de Petrópolis
-
Após conflitos travados em meio a selva amazônica, o barão do Rio Branco mediou uma solução diplomática com o país vizinho, formalizada por meio do Tratado de Petrópolis (1903). No acordo, o Brasil comprava o Acre por 2 milhões de libras, além de ceder certos territórios em pontos da fronteira e de se responsabilizar pela construção de uma estrada de ferro para o escoamento das mercadorias bolivianas até o porto de Belém do Pará, a Ferrovia Madeira Marmoré, que beneficiaria ambos os países.