SóProvas


ID
3876109
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho a seguir.

“O anticomunismo e a retórica moralista de Jânio em muito agradava aos udenistas. Misturando o discurso conservador com práticas populistas, Jânio consegue o impossível: ser de direita e conquistar o apoio das massas.”

PRIORE, Mary. VENÂNCIO, Renato. Uma breve história do Brasil. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2010, p. 196.

A respeito do que representou o governo de Jânio Quadros (1961), assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    A) Obteve ampla vitória, consolidando, pela primeira vez, a vitória udenista para a presidência do Brasil.

    Correto, visto que a dupla Jan-Jan (Jânio Quadros e João Goulart) teve a maior votação até então já obtida no Brasil, 5.604.000 votos (48%) apoiado pela UDN.

    B) Causou constrangimento dentro da UDN na medida em que, na indicação de ministérios, pouco consultou a coligação de partidos que o elegeu.

    Correto, visto que a Condecoração de Che Guevara com a Ordem do Cruzeiro do Sul deixou os seus aliados da UDN putaços.

    C) No âmbito externo, desagradou aliados ao adotar uma política que não se alinhou totalmente aos Estados Unidos, aproximando-se de países do bloco comunista.

    Política Externa Independente(PEI) Aproximou o Brasil do Bloco socialista, fato que posteriormente deu margem para Carlos Lacerda fazer uma suposta denúncia sobre um pretenso golpe comunista

    D) Optou por uma política financeira de valorização cambial, fornecendo subsídios à importação do trigo no intuito de controlar a inflação.

    Como disse a Ana Paula, ele incentivou exportações, o que é contrário de sobrevalirização cambial, que prejudica exportação e estimula importação.

    Bons estudos

  • D-Optou por uma política financeira de valorização cambial, fornecendo subsídios à importação do trigo no intuito de controlar a inflação.

    De acordo com Boris Fausto(+- pág 440): "o novo presidente optou por um pacote ortodoxo de estabilização, envolvendo forte desvalorização cambial, contenção dos gastos públicos e da expansão monetária. Os subsídios para a importação de trigo e petróleo foram reduzidos, o que provocou uma elevação de 100% no preço do pão e dos combustíveis".