SóProvas


ID
3876322
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Aqui no Brasil tratou-se desde o início de aproveitar o índio, não apenas para obtenção dele, pelo tráfico mercantil, de produtos nativos, ou simplesmente como aliado, mas sim como elemento participante da colonização. Os colonos viam nele um trabalhador aproveitável; a metrópole, um povoador para a área imensa que tinha de ocupar, muito além de sua capacidade demográfica. Um terceiro fator entrará em jogo e vem complicar os dados do problema: as missões religiosas.

(PRADO JÚNIOR, Caio. A formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Brasiliense, 1963, p. 91.)


Baseando-se no trecho acima sobre o trabalho indígena no Brasil Colônia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra B

    jesuítas catequisavam os índios nas aldeias. quem se negasse a isso era morto ou escravizado nas chamadas guerras justas.

    exemplo disso é a guerra dos bárbaros.

    bons estudos

  • Eu acreditava que a guerra justa, foi entre espanhóis e bandeiras, com intuito de escravizar os indígenas

  • GAB: B

    As missões eram povoados indígenas criados e administrados por padres jesuítas no Brasil Colônia, entre os séculos 16 e 18. O principal objetivo era catequizar os índios. A catequização, no entanto, tinha efeitos colaterais que não interessavam aos conquistadores portugueses. Para que adotasse a fé cristã, a população indígena tinha de ser instruída e ganhava conhecimentos de leitura e escrita. Além disso, os índios reunidos nesses aldeamentos não eram escravizados, como geralmente ocorria em outros lugares. Eles viviam do cultivo da terra, se valendo de técnicas agrícolas ensinadas pelos religiosos. Com o tempo, muitas missões prosperaram e acabaram virando uma ameaça à centralização de poder pretendida pela Coroa. Resultado: em 1759, os jesuítas foram expulsos do Brasil, acusados de controlar um "Estado dentro do Estado" e de insuflar os guaranis contra o domínio português.

    Bons estudos

  • Gabarito - b) Os jesuítas segregavam os indígenas em aldeias, para evitar a escravização da mão de obra nativa durante a colonização portuguesa.

    Os portugueses tiveram dificuldades em escravizar os índios por dois motivos:

    1) Conhecimento do território local: os índios tinham vantagem por conhecer o território, já os portugueses não tinham esse conhecimento, o que facilitava os índios a fugir/se esconder de portugueses que queriam os escravizar.

    2) Visão teológica: vê-se o índio como "iguais" aos portugueses, porém atrasados. Achavam que deveriam catequizar os índios para os igualar aos europeus.