A questão, para ser respondida corretamente, exige que o candidato tenha conhecimentos sobre a gestão de conflitos no âmbito organizacional. Vamos analisar as alternativas apresentas e assinalar a que se encaixa ao que o enunciado apresenta.
A - CORRETA. As pessoas nunca terão os mesmos objetivos, aspirações e interesses. Essas diferenças acabam produzindo algum tipo de conflito entre os indivíduos. O conflito está ligado ao desacordo, discórdia, divergência, dissonância, controvérsia ou antagonismo. Para que o conflito ocorra é preciso que haja uma interferência deliberada entre umas partes nele envolvida, além da diferença de objetivos. Ou seja, um indivíduo ao buscar seus objetivos, tenta impedir seu "rival" de alcançar os dele. Vale dizer que o conflito pode ocorrer em três níveis de gravidade, são eles:
◼ Conflito percebido: ocorre quando as partes percebem e compreendem que existe um conflito motivado pelas diferenças de objetivos e notam que existem oportunidades para interferência ou bloqueio (Chiavenato, 2014).
◼ Conflito experienciado: aqui, vai além do perceber, há o sentimento de hostilidade, medo, raiva entre uma parte e a outra. O conflito se encontra velado, ainda não manifestado com clareza.
◼ Conflito manifestado: ocorre quando é manifestado um comportamento que visa interferir ativa ou passivamente, por uma das partes envolvidas. Aqui, ele é claramente manifestado, sem qualquer dissimulação.
Sabendo da inevitabilidade do conflito, o gestor deve buscar as possíveis soluções, que poderão ser obtidas após a a devida análise das situações que lhe deram origem.
Vamos agora às demais alternativas:
B - INCORRETA. A conciliação é a busca por um acordo justo entre as partes que estão envolvidas em algum tipo de conflito. Vale dizer que, é caracterizada por uma pessoa alheia à relação conflituosa (investida nessa posição por imposição legal ou por convite de uma das partes), que ouve as partes e coordena as possibilidades de acordo. É comum o conciliador originar propostas e fazer certa pressão sobre as partes, visando que cheguem logo a um acordo.
C - INCORRETA. A mediação busca, por meio de um agente imparcial, aproximar as partes conflituosas, buscando aproximar os contendores, tentando esclarecer o conflito e obter propostas originadas pelas partes, encorajando-as a solucionarem a questão. O mediador pode ser escolhido por uma ou por todas as partes envolvidas, mas jamais origina propostas ou faz pressão sobre as partes.
D - INCORRETA. Sinergia pode ser entendida como um esforço simultâneo direcionado para o mesmo objetivo. Pode ser visto, por exemplo, quando duas ou mais pessoas direcionam seus esforços em busca do mesmo objetivo.
Diante do que foi apresentado acima, podemos concluir que:
GABARITO: A
Fontes:
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas, o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4.ed. Barueri, SP: Manole, 2014.
DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.