SóProvas


ID
3880612
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Cunha Porã - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao cuidado com feridas se faz necessário compreender as técnicas e produtos a serem utilizados. Relacione as técnicas de desbridamento descritos a seguir com suas respectivas definições e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


1. Desbridamento enzimático.

2. Desbridamento autolítico.

3. Desbridamento mecânico.


( ) Atua por hidratação do leito da ferida, por fibrinólise ou por ação enzimática sobre os lipossomas e outros produtos das populações autóctones bacterianas, permite eliminar os tecidos necrosados.

( ) Funciona por fricção, hidroterapia e irrigação, é raramente usada pois pode aumentar a dor do paciente e danificar o tecido de granulação recémformado. Tem como técnica a utilização de ultrassons que para além de remover o tecido também desregula o QS de bactérias no biofilme e diminui a virulência.

( ) Conhecido com desbridamento químico, refere-se a aplicação de produto exógenas onde se vão combinar com as propriedades endógenas do leito da ferida para quebrar o tecido desvitalizado sem causar danos aos tecidos viáveis.

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    Para fins de conhecimento: Dentro do desbridamento mecânico, tem a forma "não seletiva", descrita por BRUNNER E SUDDARTH (2011).

    Ocorre quando a gaze é embebida em alguma substância para manter o leito úmido, após a evaporação da umidade, a gaze é retirada, e tudo o que estiver aderido à ela, consequentemente sairá junto. Está em DESUSO, devido potencial trauma, e adesão de tecidos viáveis. Mas é bom saber, se aparecer em alguma prova afirmando que é o mais recomendado, a alternativa estará incorreta.

  • DESBRIDAMENTO MECÂNICO = remove o tecido desvitalizado com a força mecânica

    DESBRIDAMENTO QUÍMICO = aplicado topicamente para clivar (fragmentar) o tecido desvitalizado

    DESBRIDAMENTO AUTOLÍTICO = cobre uma ferida e permite que as enzimas façam a digestão da pele esfacelada

    A) Desbridamento autolítico: consiste na degradação seletiva dos tecidos desvitalizados por meio de enzimas ENDÓGENAS, em virtude de um meio úmido adequado, causado pela aplicação de uma cobertura que permita a hidratação da ferida.

    B) Desbridamento mecânico: é o tipo de desbridamento em que se utilizam MEIOS MECÂNICOS DE ESCOVAÇÃO, hidroterapia e irrigação, como também o esfregaço com a gaze.

    C) Desbridamento enzimático (químico): envolve o uso TÓPICO (NÃO SISTEMICO) de enzimas comercialmente produzidas, como a papaína e a colagenase.

    E) Desbridamento instrumental conservador: pode ser realizado em ambulatório ou no leito do paciente, desde que não transponha a fáscia muscular, no entanto enfermeiros, mesmo capacitados, PODEM realizá-lo.