-
Triangular, que se sustenta em três pilares: conhecer a história, o próprio fazer artístico, e saber apreciar uma obra de arte.
-
O surgimento da abordagem triangular objetivava a melhoria do ensino da arte, na busca pelo entendimento da mesma e também uma buscava uma mais aprendizagem significativa. Preocupou-se pela busca de um conhecimento critico não somente para os aluno, mas também para os professores.
É fundamental ressaltar que a Abordagem Triangular não se refere a um modelo ou método, mas tem o objetivo de focar na metodologia adotada pelo professor nas suas aulas práticas, sem vinculo teórico padronizado, a fim de não engessar o processo.
Sobre a prática educativa do professor do ensino básico, a Abordagem Triangular mostra seu valor nas artes visuais. Para o professor contemporâneo/artista, pode possibilitar uma análise crítica do seu próprio fazer, quando atuam como artistas e professores de artes visuais.
É também interessante fazer uma análise no processo de expressão do professor artístico e do aluno artista que experimenta. Quando é algo mecânico e sem causa poética, não passa a singularidade do trabalho artístico produzido. O trabalho artístico passa sensibilidade e emoção.
A Abordagem Triangular é uma abordagem diálogica. A imagem do Triângulo abre caminhos para o professor na sua prática docente. Ele pode fazer suas escolhas metodológicas, é permitido mudanças e adequações, não é um modelo fechado, que não aceita alterações. Não é necessário seguir um passo a passo. Para Barbosa ” (…) refere-se à uma abordagem eclética. Requer transformações enfatizando o contexto” (Barbosa, 2010, p. 10).
A Proposta Triangular da Prof.ª Ana Mae Barbosa possui estruturantes, a seguir descritos: a contextualização, a apreciação e a produção.
-
MARQUEI A ÚNICA QUE NÃO CONHECIA GABARITO C
-
A partir de 1990 surgem leis que fomentam uma melhoria para o ensino de arte, nas quais começaram a exigir novos seguimentos para o ensino. Uma delas é a Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394 (Brasil, 1996), e novas abordagens pedagógicas surgem voltadas para uma educação em arte mais renovada, e dentro dela a história da arte possui um espaço importante. Inserida no Brasil por Ana Mae Barbosa é a teoria pedagógica que mais parece dar importância ao ensino da história da arte. Que teoria pedagógica é essa?
C) Proposta Triangular. [Gabarito]
Ana Mae Tavares Bastos Barbosa (Rio de Janeiro, em 17 de julho de 1936) é uma educadora brasileira , pioneira em arte educação por sua sistematização da Proposta Triangular.
----------------------------------
Em 1987 desenvolveu, com apoio em sua Proposta Triangular ou Abordagem Triangular (também chamada erroneamente de Metodologia Triangular), o primeiro programa educativo do gênero, à frente do MAC-USP. A Abordagem possui influência das Escuelas Al Aire Libre mexicanas, do Critical Studies inglês e do Discipline-Based Arts Education (DBAE) americano.
Hoje ainda é a base da maioria dos programas em no Brasil, principalmente depois de ter sido referência nos Pàrâmetros curriculares nacionais de Arte dos Ensinos Fundamental e Médio de Arte dos e brasileiros.
A Proposta Triangular consiste em três abordagens para se construir conhecimentos em arte:
- Contextualização histórica (conhecer a sua contextualização histórica);
- Fazer artístico (fazer arte);
- Apreciação artística (saber ler uma obra de arte).
Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ana_Mae_Barbosa#:~:text=A%20Proposta%20Triangular%20consiste%20em,ler%20uma%20obra%20de%20arte).