Ackoff' aponta três tipos de filosofia do planejamento estratégico:
1. Planejamento co nservador. É o planejamento voltado para a estabilidade e manutenção da situação existente. As decisões são tomadas no sentido de obter bons resultados, mas não n ecessariamente os melhores possíveis, pois dificilmente o planejamento procurará fazer mudanças radicais na organização. Sua ênf ase é
conservar as práticas vigentes. O planejamento conservador ou defensivo está m ais preocupado e m identificar e sanar deficiências e problemas internos do que em explorar novas oportunidades ambientais. Sua base é retrospectiva, aproveita a experiência passada e projeta para o futuro.
2. Planejamento otimizante. É o planeja mento voltado para a adaptabilidade e inovação da organização. As decisões são to madas no sentido de obter o s melhores resultados p ossíveis para a o rganização, seja minimizando recursos para alcançar um determinado desempenho ou objetiv o, seja maximizando o desempenho para melhor utilizar os recursos disponíveis. O p lanejamento otimizante ou analítico está baseado em uma preocupação, em melhorar as práticas vigentes na o rganização. Sua base é incremental no sentido de melhorar continuamente as operações, tornando-as melhores a cada dia.
3. Planejamento prospectivo. É o planejamento voltado para as contingências e para o futuro da or ganização. As decisões são tomadas no sentido de compatibilizar os diferentes interesses envolvidos, através de uma composição capaz de levar a resultados para o de senvolvimento n atural da empresa e ajustá-la às contingências que surgem no meio do caminho. O planejamento prospectivo ou ofensivo é o contrário do planejamento retrospectivo que procura a eliminação das deficiências localizadas no passado da organização. Sua base é a aderência ao futuro, no sentido de ajustar-se às novas de mandas ambientais e preparar-se par a as futuras contingências.