-
Arquivo corrente ou primeira idade: Refere-se à guarda de documentos que são consultados com frequência. Possuem valor primário.
Arquivo intermediário ou segunda idade: Refere-se à guarda de documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que estão aguardando destinação final em armazenamento temporário, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente. Possuem valor primário.
Arquivo permanente ou terceira idade: Podemos entender como os arquivos de fato. Refere-se à guarda de documentos que devem ser conservados definitivamente por valor histórico ou documental; Não possuem mais valor administrativo.
Fonte: https://concurseria.com.br/wp-content/uploads/2017/11/Documento-de-arquivo.pdf
gab. E
-
Gabarito: Letra E
SOBRE OS ARQUIVOS DE SEGUNDA IDADE DOCUMENTAL. (Todo esse resumo cai em prova)
→ Idade Intermediária
→ Limbo
→ Semiativos
→ Purgatório
→ Pré-Arquivos
→ A principal característica de um arquivo de idade intermediária é a economia de dinheiro. Pois, um arquivo já não tão requisitado pode ser guardado longe do setor administrativo, poupando espaço em lugar onde o metro quadrado pode ser mais caro.
→ Pode-se dizer que os arquivos que se encontram na idade intermediária, na verdade, estão aguardando uma destinação final, seja ela a guarda permanente, seja a sua eliminação, essa destinação final será dada pela chamada Tabela de Temporalidade, mais a frente será estudada com detalhes.
→ Na segunda idade documental, ainda temos o Valor Primário dos documentos, porém, pode-se dizer que é um Valor Primário Diminuído, pois já não se tem tanta necessidade de utiliza-lo como era quando ele ainda estava na idade corrente, entretanto ainda possuí valor administrativo e funcional.
→ Se, por um lado, na fase corrente, os arquivos encontram-se descentralizados, por outro, na fase intermediária, os arquivos encontram-se, em regra, CENTRALIZADOS. Ou seja, mais distantes do acumulador, centralizados em um setor que guarde os arquivos não tão utilizados na instituição.
→ Importa destacar que o Arquivo Intermediário não é obrigatório, devendo ser criado, assim, somente se ficar evidenciada a sua real necessidade.
Alexandre César de Oliveira
Professor de Arquivologia
-
Os documentos de segunda idade/intermediários são aqueles que cumpriram as funções pelas quais foram criados no arquivo corrente e agora podem ficar armazenados em um outro local para que possam ser acessados, quando for necessário. Além disso, os documentos ficam aguardando o cumprimento do prazo para que possam ser eliminados ou guardados permanentemente.
a) Os documentos intermediários/segunda idade já não estão mais em tramitação. Eles já cumpriram suas funções e foram transferidos para o arquivo intermediário para que possam aguardar a sua destinação ou para que possam servir a consultas esporádicas. Errada.
b) os documentos intermediários/segunda idade já não são mais frequentemente consultados. A consulta frequente é uma característica dos arquivos correntes, pois é durante essa fase do ciclo documental que os documentos estão sendo utilizados para embasar as atividades institucionais. Nos arquivos intermediários, os documentos podem ser consultados, mas a frequência é muito reduzida. Errada.
c) Os documentos intermediários/segunda idade são de valor primário, e não secundário. Os documentos de valor primário possuem características administrativas, fiscais e legais, e podem ser eliminados diretamente do arquivo corrente ou do arquivo intermediário, a depender do que diz a tabela de temporalidade e o plano de classificação. Errada.
d) Os documentos intermediários podem ser descartados, mas vai depender do que diz o plano e a tabela de temporalidade. O valor informativo para a sociedade e para o Estado vai ser identificado quando esse documento cumprir o prazo intermediário. Se for constatado que ele possui essas características, de fato a eliminação não é permitida. Ao contrário, os documentos serão recolhidos para o arquivo permanente. Errada.
e) Sim, a consulta é ocasional, pois os documentos intermediários possuem valor primário reduzido. Isso quer dizer que eles já cumpriram suas funções precípuas e que agora eles ficam disponíveis, caso seja necessário, mas obviamente não são tão mais necessários já que o objetivo de sua criação foi alcançado. Eles são originados dos arquivos correntes, através da transferência documental. Certa.
Gabarito do Professor: E
-
GABARITO LETRA E
do arquivo CORRENTE gera o INTERMEDIARIO que posterior gera o PERMANENTE.
Fé.
-
Gabarito E
- Arquivo intermediário ou segunda idade: refere-se à guarda de documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que estão aguardando destinação final em armazenamento temporário, que pode ser a eliminação ou a guarda permanente. Possuem valor primário.