SóProvas


ID
3881377
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Materiais que, em razão de seu uso corrente, não perdem a sua identidade física, e/ou tem sua durabilidade superior a dois anos, são controlados e são denominados, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Bens Permanentes: o uso corrente destes bens não o destrói. Tendem permanecer com as mesmas características da data de sua aquisição durante um longo tempo (pelo menos mais de dois anos).

  • •Materiais permanentes e de consumo 

    Permanente: Aquele que apresenta durabilidade maior que 02 anos

    Consumo: Aquele que normalmente tem sua Utilização limitada a 02 anos. 

    _____________________________________________________

    Entretanto, mesmo que o item tenha “vida útil” maior do que dois anos, poderá ser enquadrado como material de consumo. O “Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público” indica que, se o item tiver uma das características abaixo, será classificado como material de consumo: 

    a) Durabilidade – Se, em uso normal, perde ou tem reduzidas as suas condições de funcionamento no prazo máximo de dois anos. Ex.: lápis, borracha, papel. 

    b) Fragilidade – Se sua estrutura for quebradiça, deformável ou danificável, caracterizando sua irrecuperabilidade e perda de sua identidade ou funcionalidade. Ex.: disquetes. 

    c) Perecibilidade – Se estiver sujeito a modificações (químicas ou físicas) ou caso se deteriore ou perca sua característica pelo uso normal. Ex.: gêneros alimentícios. 

    d) Incorporabilidade – Se está destinado à incorporação a outro bem e não pode ser retirado sem prejuízo das características físicas e funcionais do principal. Pode ser utilizado para a constituição de novos bens, melhoria ou adições complementares de bens em utilização, ou para a reposição de peças para manutenção do seu uso normal que contenham a mesma configuração. Ex.: peças de veículos. 

    e) Transformabilidade – Se foi adquirido para fim de transformação. Ex.: aço como matéria-prima para fabricação de armários. Assim, mesmo que o item possa durar vários anos, poderá ser classificado como de consumo por sua característica, por exemplo, de fragilidade ou de transformabilidade. 

    Fonte: Prof. Rodrigo Janiques (QC)

  • GABARITO: LETRA E

    Os bens patrimoniais, por sua própria natureza, por suas características de duração e pelo seu valor, devem ser controlados fisicamente e incorporados ao patrimônio do órgão, conforme determinações na própria Lei Federal n° 4.320, de 17 de março de 1964 em seus artigos 94, 95 e 96.

    A Norma de Execução nº 04 de 31 de outubro de 1997 da STN define como material permanente “aquele que, em razão de seu uso corrente, não perde a sua identidade física, e/ou tem sua durabilidade superior a dois anos” e material de consumo como “aquele que, em razão de seu uso corrente e da definição na Lei 4.320/64, perde normalmente sua identidade física e ou tem sua utilização limitada a dois anos”.