SóProvas


ID
3881416
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A cena é comum: tudo parece tranquilo no recreio quando, de repente, no meio da brincadeira, um aluno cai e se machuca. Por mais simples que sejam, problemas que afetam a saúde e o bem-estar dos estudantes deixam professores e gestores apreensivos. Em uma situação como a descrita, por ser um caso de necessidade, o inspetor de alunos deverá dar atendimento à criança

Alternativas
Comentários
  • Essa questão exige que identifiquemos qual deve ser a conduta do inspetor diante de um acidente em que algum aluno necessite de atendimento.


    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    Para resolver essa questão precisamos nos deter às informações apresentadas no texto. Vejamos.

    A cena é comum: tudo parece tranquilo no recreio quando, de repente, no meio da brincadeira, um aluno cai e se machuca. Por mais simples que sejam, problemas que afetam a saúde e o bem-estar dos estudantes deixam professores e gestores apreensivos.

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Vamos analisar cada uma das alternativas, pois elas apresentam tipos de conduções dadas pelo inspetor de alunos ao caso trazido pela questão.


    A) apenas se houver gravidade, inclusive ministrando medicamentos independentemente de autorização dos pais.


    Errada! Se houver gravidade o inspetor deve acionar o serviço de saúde para cuidar do caso. Além disso, não se deve administrar medicamentos sem prescrição médica.


    B) apenas consolando-a e deixando-a descansar em um banco até acabar o recreio, independentemente da gravidade do ocorrido.

    Errada! Se a situação possuir alguma gravidade, o serviço de saúde deve ser acionado.


    C) em qualquer tipo de ocorrência, com ou sem gravidade, inclusive decidindo sobre quais medicamentos são adequados ao caso, pois é essa sua função.

    Errada! Se a situação possuir alguma gravidade, o inspetor não deve intervir na ocorrência, mas sim, apenas acionar o serviço de saúde para cuidar do caso. Ademais, não se deve administrar qualquer medicamento sem prescrição médica.


    D) somente em ocorrências menos graves, podendo ministrar medicamentos como aspirina e/ou dipirona, sem autorização médica, caso a criança se queixe de dor.

    Errada! Independentemente da gravidade do caso, o inspetor de alunos não deve administrar qualquer medicamento sem prescrição médica.


    E) somente se a ocorrência for sem gravidade (um arranhão, um corte superficial ou algo análogo), mas não pode ministrar nenhum tipo de medicamento sem autorização/receita médica.

    Certa! Caso a ocorrência não possua gravidade, o inspetor de alunos poderá intervir para acalmar/controlar a situação, no entanto, não poderá administrar qualquer medicamento sem prescrição médica.


    Gabarito do professor: Letra E.