SóProvas


ID
3881428
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Levando em consideração que a Resolução CNE/CEB no 4, de 13 de julho de 2010, define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, e que ela se baseia no direito que toda pessoa tem ao seu pleno desenvolvimento.

No art. 11 da referida Resolução, a escola de Educação Básica é definida como “o espaço em que se ressignifica e se recria a cultura herdada, reconstruindo-se as identidades culturais, em que se aprende a valorizar as raízes próprias das diferentes regiões do País”. No parágrafo único desse artigo, consta que a concepção de escola descrita “privilegia trocas, acolhimento e aconchego, para garantir

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E

  • Letra E

    Parágrafo único. Essa concepção de escola exige a superação do rito escolar, desde a construção do currículo até os critérios que orientam a organização do trabalho escolar em sua multidimensionalidade, privilegia trocas, acolhimento e aconchego, para garantir o bem-estar de crianças, adolescentes, jovens e adultos, no relacionamento entre todas as pessoas

  • Essa questão exige conhecimentos sobre a Resolução n. 4/2010 do Conselho Nacional de Educação (CNE), aprovada por sua Câmara de Educação Básica (CEB), que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Devemos identificar a alternativa correta nos termos do art. 11, parágrafo único, da referida Resolução.

     

    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    No comando da questão é fornecida a concepção de escola de Educação Básica presente na Resolução 4/2010-CNE/CEB. Vejamos:

    Art. 11 - A escola de Educação Básica é o espaço em que se ressignifica e se recria a cultura herdada, reconstruindo-se as identidades culturais, em que se aprende a valorizar as raízes próprias das diferentes regiões do País.

    Acrescento um complemento a essa concepção de escola, conforme art. 11, parágrafo único:

    Essa concepção de escola exige a superação do rito escolar, desde a construção do currículo até os critérios que orientam a organização do trabalho escolar em sua multidimensionalidade, privilegia trocas, acolhimento e aconchego, para garantir o bem-estar de crianças, adolescentes, jovens e adultos, no relacionamento entre todas as pessoas.


    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Com base no exposto, concluímos que a única alternativa em que consta o complemento correto à concepção de escola de Educação Básica, constante no parágrafo único do art. 11, é a letra “E": “o bem-estar de crianças, adolescentes, jovens e adultos, no relacionamento entre todas as pessoas". Perceba que a banca trabalhou em cima da literalidade do texto da Resolução.


    Analisemos cada uma das demais alternativas.


    A) o atendimento integral dos alunos, buscando ensinar os mesmos conteúdos e da mesma forma a todos eles, inclusive àqueles que apresentam necessidades educacionais especiais".

    Errada! Além de não corresponder ao texto do art. 11, parágrafo único, essa alternativa erra ao afirmar que busca ensinar os mesmos conteúdos e da mesma forma a todos os alunos, inclusive àqueles que apresentam necessidades educacionais especiais.


    B) o cumprimento de todos os conteúdos programáticos previstos no currículo escolar, os quais devem ser elaborados pelos educadores de cada área de conhecimento".

    Errada! Além de não corresponder ao texto do art. 11, parágrafo único, essa alternativa está errada quando informa que os conteúdos programáticos previstos no currículo devem ser elaborados pelos educadores de cada área. Na verdade, o currículo deve ser construído pela escola com a participação dos agentes interessados (inclusive os professores), porém essa construção deve observar os ditames da legislação educacional vigente.


    C) a integração de crianças, adolescentes, jovens e adultos, no ritmo de estudo e de aprendizagem promovidos pela unidade de ensino".

    Errada! Essa também não está de acordo com o art. 11, parágrafo único. Além disso, está errada a afirmativa de que os alunos deverão se adequar ao ritmo de estudo e a aprendizagem promovidos pela escola. Na verdade, a escola é que deverá levar em conta os diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos para direcionar o seu fazer pedagógico.


    D) o aprendizado significativo, por parte de todos os educandos, dos conteúdos programáticos estabelecidos pelo governo federal".

    Errada! Essa alternativa também não expressa o conteúdo do art. 11, parágrafo único, da Resolução 4/2010-CNE/CEB.  


    Gabarito do professor: Letra E.