SóProvas


ID
3881452
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Levando-se em consideração a inseparabilidade entre o cuidar e o educar na Educação Básica, conforme disposto no art. 6o da Resolução CNE/CEB no 4/2010, é correto afirmar que essa inseparabilidade tem início

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

  • Essa questão exige que identifiquemos a alternativa que se relaciona corretamente ao art. 6.º da Resolução n. 4/2010 do Conselho Nacional de Educação (CNE), aprovada por sua Câmara de Educação Básica (CEB), que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

     

    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    Primeiramente, vejamos o que expressa o art. 6.º da Resolução n. 4/2010-CNE/CEB:

    Na Educação Básica, é necessário considerar as dimensões do educar e do cuidar, em sua inseparabilidade, buscando recuperar, para a função social desse nível da educação, a sua centralidade, que é o educando, pessoa em formação na sua essência humana.

    Também é importante para resolvermos a questão conhecer o art. 5.º da Resolução n. 5/2009-CNE/CEB (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil):

    A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.


    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Diante dos fundamentos expostos, podemos concluir que a única alternativa que informa corretamente o início da inseparabilidade entre cuidar e educar na Educação Básica é a letra “A": “na Educação Infantil, a partir dos zero anos de vida".


    Gabarito do professor: Letra A.
  • Essa questão exige que identifiquemos a alternativa que se relaciona corretamente ao art. 6.º da Resolução n. 4/2010 do Conselho Nacional de Educação (CNE), aprovada por sua Câmara de Educação Básica (CEB), que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

     

    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    Primeiramente, vejamos o que expressa o art. 6.º da Resolução n. 4/2010-CNE/CEB:

    Na Educação Básica, é necessário considerar as dimensões do educar e do cuidar, em sua inseparabilidade, buscando recuperar, para a função social desse nível da educação, a sua centralidade, que é o educando, pessoa em formação na sua essência humana.

    Também é importante para resolvermos a questão conhecer o art. 5.º da Resolução n. 5/2009-CNE/CEB (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil):

    Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Diante dos fundamentos expostos, podemos concluir que a única alternativa que informa corretamente o início da inseparabilidade entre cuidar e educar na Educação Básica é a letra “A": “na Educação Infantil, a partir dos zero anos de vida".

    Gabarito do professor: Letra A.

    gostei (

    0

  • A questão não é de português, mas o correto é zero "ano" de vida, no singular