IDS (Intrusion Detection Systems) são sistemas de detecção de intrusos, que têm por finalidade detectar atividades incorretas, maliciosas ou anômalas, em tempo real, permitindo que algumas ações sejam tomadas.
• Geram logs para casos de tentativas de ataques e para casos em que um ataque teve sucesso.
• Mesmo sistemas com Firewall devem ter formas para detecção de intrusos.
• Assim como os firewalls, os IDSs também podem gerar falsos positivos (Uma situação em que o firewall ou IDS aponta uma atividade como sendo um ataque, quando na verdade não é).
INFORMÁTICA - JUNIOR MARTINS - CANAL DOS CONCURSOS
Abs
Gabarito letra E.
Sistema de detecção de intrusos ou também conhecido como Sistema de detecção de intrusão ( em inglês: Intrusion detection system - IDS) refere-se aos meios técnicos de descobrir em uma rede acessos não autorizados que podem indicar a ação de um cracker ou até mesmo de funcionários mal intencionados.
Com o acentuado crescimento das tecnologias de infraestrutura tanto nos serviços quanto nos protocolos de rede torna-se cada vez mais difícil a implantação de sistema de detecção de intrusos. Esse fato está intimamente ligado não somente à velocidade com que as tecnologias avançam, mas principalmente com a complexidade dos meios que são utilizados para aumentar a segurança nas transmissões de dados.
Uma solução bastante discutida é a utilização de host-based IDS que analisam o tráfego de forma individual em uma rede. No host-based o IDS é instalado em um servidor para alertar e identificar ataques e tentativas de acessos indevidos à própria máquina.
Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_detec%C3%A7%C3%A3o_de_intrusos