-
GAROTA DE IPANEMA
Olha que coisa mais linda mais cheia de graça
É ela menina que vem que passa
Num doce balanço caminho do mar
Moça do corpo dourado do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar
Ah, porque estou tão sozinho
Ah, porque tudo é tão triste
Ah, a beleza que existe
A beleza que não é só minha
Que também passa sozinha
Ah, se ela soubesse
Que quando ela passa
O mundo sorrindo se enche de graça
E fica mais lindo por causa do amor
um clássico brasileiro
GAB. LETRA C DE CHARLIE
-
Grandes obras representativas da cultura nacional e mundial devem ser conhecidas já que eventualmente são abordadas em alguns dos aspectos mais importantes como sua contribuição, autor e influências. O texto de apoio aborda a história da criação de uma importante canção brasileira demonstrando aspectos relevantes de sua criação e o enunciado questiona o nome da canção.
A) Famosa pelos versos "É pau é pedra é o fim do caminho" e possui sua autoria creditada apenas a Tom Jobim sem parceiros.
B) Considerado como um dos samba enredo mais importantes da música brasileira é composição de Ary Barroso e bem mais antiga que a canção do texto datando do final da década de 30 do século XX.
C) Possivelmente a canção brasileira mais conhecida no mundo todo, lançou Tom Jobim e a bossa nova ao estrelato mundial, sendo regravada com versões em inglês e diversos outros idiomas por grandes intérpretes como o norte-americano Frank Sinatra. Alternativa correta.
D) Composição de outro ícone da bossa nova João Gilberto.
Gabarito do professor: C.
-
Gabarito: C
De acordo com relatos dos próprios criadores da consagrada obra, Vinicius de Moraes e Tom Jobim, eles estavam sentados em uma mesa do antigo Bar Veloso, quando viram uma moça passando a caminho da praia de Ipanema. A moça chamada Helô Pinheiro tinha na época 17 anos. Dona de uma beleza exuberante ela inspirou Vinicius a escrever a letra de uma música nascendo ali a canção que viria a se tornar uma das mais famosas músicas brasileiras. Originalmente a canção se chamaria “Menina que Passa”. Contudo, a melodia da música, criada por Tom Jobim, era para outra música. Mesmo assim, acabou se tornando o arranjo que daria melodia à letra inspirada por Helô.
E foi assim que surgiu o clássico Garota de Ipanema. Helô Pinheiro só veio a saber que foi ela a inspiração para a música em 1965.
A canção foi ainda objeto de uma versão instrumental para tema do filme Garota de Ipanema, de 1967. A letra foi interpretada em português, inglês e vários outros idiomas por diversos artistas como Frank Sinatra, Cher, Madonna, Amy Winehouse, entre outros. Até mesmo a banda de heavy metal Sepultura já interpretou ao seu próprio jeito.
Fonte: https://www.toquedemestre.com.br/como-surgiu-o-classico-garota-de-ipanema/