SóProvas


ID
3885523
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (2010), para a organização das matrizes curriculares do Ensino Fundamental devem ser observados alguns critérios: 

1. Organização e programação de todos os tempos (carga horária) e espaços curriculares (componentes), em forma de eixos, módulos ou projetos, tanto no que se refere à base nacional comum, quanto à parte diversificada.

2. A definição de todos os eixos, módulos ou projetos deve obedecer à Base Nacional Comum Curricular, aprovada em 2017.

3. Duração mínima anual de 200 dias letivos ou, no mínimo, 800 horas, recomendada a sua ampliação, na perspectiva do tempo integral.

4. As atividades escolares devem ser programadas articulada e integradamente, a partir da base nacional comum enriquecida e complementada pela parte diversificada, ambas formando um todo.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B - São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

    :) Bons estudos!

  • Na organização da matriz curricular, serão observados os critérios:

    I – de organização e programação de todos os tempos (carga horária) e espaços curriculares (componentes), em forma de eixos, módulos ou projetos, tanto no que se refere à base nacional comum, quanto à parte diversificada, sendo que a definição de tais eixos, módulos ou projetos deve resultar de amplo e verticalizado debate entre os atores sociais atuantes nas diferentes instâncias educativas;

    II – de duração mínima anual de 200 (duzentos) dias letivos, com o total de, no mínimo, 800 (oitocentas) horas, recomendada a sua ampliação, na perspectiva do tempo integral, sabendo-se que as atividades escolares devem ser programadas articulada e integradamente, a partir da base nacional comum enriquecida e complementada pela parte diversificada, ambas formando um todo;

    (Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, p. 33 e 34)