SóProvas


ID
3887788
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Três Palmeiras - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito do tema do estágio supervisionado, analise as assertivas a seguir:


I. A indissociabilidade entre estágio e supervisão acadêmica e profissional é um princípio que fundamenta a formação profissional no âmbito das diretrizes gerais para o curso de Serviço Social.

II. O estágio supervisionado é uma atividade curricular obrigatória que se configura a partir da inserção do aluno no espaço socioinstitucional objetivando capacitá-lo para o exercício do trabalho profissional, o que pressupõe supervisão sistemática. Essa supervisão é feita exclusivamente pelo profissional do campo, através da reflexão, acompanhamento e sistematização com base em planos de estágio.

III. O Trabalho de Conclusão de Curso é uma exigência curricular, trabalho no qual sistematiza-se o conhecimento resultante de um processo investigativo, originário de uma indagação teórica, preferencialmente gerada a partir da prática do estágio no decorrer do curso.

IV. Por se constituir num instrumento de formação, o estágio curricular não tem a função de cooperar na apreensão dos elementos concretos que constituem a realidade social nas diferentes expressões da questão social.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  •  I - Numa leitura atenta e crítica da realidade, a PNE enfatiza, ainda, que o estágio no Serviço Social deve também se nortear por princípios que são preservadores desta lógica, quais sejam, indissociabilidade entre as dimensões teórico-metodológicas, ético-políticas e técnico-operativas; articulação entre formação e exercício profissional; indissociabilidade entre estágio, supervisão acadêmica e de campo; articulação entre universidade e sociedade; 2.3 15 A SUPERVISÃO DIRETA DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL unidade entre teoria e prática; articulação entre ensino, pesquisa e extensão. (PNE, 2009, p.12-14)

    II - O Estágio Supervisionado é uma atividade curricular obrigatória que se configura a partir da inserção do aluno no espaço sócio-institucional, objetivando capacitá-lo para o exercício profissional, o que pressupõe supervisão sistemática. Esta supervisão será feita, conjuntamente, por professor supervisor e por profissional do campo, com base em planos de estágio elaborados em conjunto, pelas unidades de ensino e organizações que oferecem estágio.

    III - O Estágio Supervisionado e o Trabalho de Conclusão de Curso devem ser desenvolvidos durante o processo de formação a partir do desdobramento dos componentes curriculares, concomitante ao período letivo escolar

    IV - O estágio supervisionado objetiva capacitar o/a aluno/a para o exercício profissional, por meio da realização das mediações entre o conhecimento apreendido na formação acadêmica e a realidade social.

    http://www.cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_ESTAGIO-SUPERVISIONADO.pdf