SóProvas


ID
3888403
Banca
Prefeitura de Vargem Grande Paulista - SP
Órgão
Prefeitura de Vargem Grande Paulista - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Nitratos são medicamentos que promovem vasodilatação arterial e principalmente venosa, diminuem a pré e pós-carga ventricular, trabalho cardíaco e o consumo de oxigênio. Não devem ser utilizados de rotina visto que diminuem mortalidade e sim morbidade. São utilizados para alívio de dor isquêmica, congestão pulmonar e diminuição pressórica. Logo após o primeiro ECG, nos casos em que houver dor torácica isquêmica, deve ser administrado nitrato (dinitrato de isossorbida 5mg ou monitrato de isossorbida 5mg) por via:

Alternativas
Comentários
  • As vias sublingual e intravenosa são as mais utilizadas para o tratamento dos casos agudos pela facilidade de seu ajuste.O tratamento é iniciado na sala de emergência administrando-se um nitrato por via sublingual (nitroglicerina, mononitrato de isossorbida ou dinitrato de isossorbida); caso não haja alívio rápido da dor, esses pacientes podem se beneficiar com a administração intravenosa.

    Referências

    NICOLAU, José Carlos et al. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Angina Instável e Infarto Agudo do Miocárdio sem Supradesnível do Segmento ST: PARTE II Condutas nos Pacientes de Risco Intermediário e Alto

  • VIA SUBLINGUAL.

  • Resposta: D

    Via sublingual ou SL é uma via de administração que consiste na absorção de fármaco por debaixo da língua.Esta via de administração evita o efeito de primeira passagem hepática pois a drenagem venosa é para a veia cava su-

    perior.

    Dinitrato de isossorbida: é um fármaco utilizado no tratamento da angina e na profilaxia em situações que podem desencadear uma crise de angina como, por exemplo,estresse físico ou emocional,edema agudo de pulmão e insuficiência cardíaca congestiva.

  • Importante saber: Em pacientes com angina estável, orienta-se a utilização no domicílio, sendo recomendado ANTES de atividades que requeiram esforço, para evitar a dor isquêmica. Em casos de persistência da dor, tomar ATÉ 3 comprimidos em um intervalo de 5 minutos. Se a dor continuar após isso, deve-se procurar a emergência, pois poderá ser Infarto agudo do miocárdio (IAM).

    Relembrando: dor torácica maior que 15 minutos é um dos sintomas de IAM.

    Obs: Deixar a dissolver totalmente sob a língua. Em caso de dor intensa, pode amassar entre os dentes para acelerar a absorção sublingual. NÃO ENGOLIR.

    Sempre colocar os comprimidos em recipientes de vidro, pois são inativados pelo calor.

    Fonte: Brunner e Suddarth