SóProvas


ID
3888433
Banca
Prefeitura de Vargem Grande Paulista - SP
Órgão
Prefeitura de Vargem Grande Paulista - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a sequência que diz respeito somente a doenças sexualmente transmissíveis:

Alternativas
Comentários
  • O herpes simples orofacial (HSO) – tanto em sua forma primária quanto recorrente – é uma infecção de prevalência considerável no mundo. Esta prevalência na população pediátrica, por sua vez, não é menos significativa. Etimologicamente, sabemos que o termo ‘herpes’ provém do grego antigo, que significa ‘rastejar’, ‘arrastar-se’(1). As lesões do herpes genital e oral são decorrentes de infecção pelo vírus herpes simples. O vírus herpes simples tipo 1 (HSV-1) ou herpesvírus humano 1 (HHV-1), é o agente etiológico principal das lesões vesiculares da região orofacial, enquanto o vírus herpes simples 2 (HSV-2), ou herpesvírus humano 2 (HHV-2) é a causa principal das lesões na região genital(2,3). Entretanto, o HSV-1 pode levar a lesões na região genital e, embora mais raro, o HSV2 pode ser manifestado na região orofacial(2,4). As infecções pelos vírus herpes simples (HSV-1 e HSV-2) representam as doenças sexualmente transmissíveis mais comuns a nível global, alcançando uma soroprevalência de 80% em adultos, e apresentam um amplo espectro de acometimento clínico(4,5). Esperamos, com esta revisão atualizada da literatura, abordando os aspectos clínicos da infecção por HSV-1, incluindo epidemiologia, etiologia, manifestações clínicas, métodos diagnósticos e tratamentos, bem como uma breve descrição da imunogenética da infecção pelo HSV-1, contribuir para o conhecimento sobre o HSO e seu manejo médico-clínico.

  • A Filariose Linfática (Elefantíase) é uma doença parasitária crônica, considerada uma das maiores causas mundiais de incapacidades permanentes ou de longo prazo. É causada pelo verme nematoide Wuchereria Bancrofti e transmitida basicamente pela picada do mosquito Culex quiquefasciatus (pernilongo ou muriçoca) infectado com larvas do parasita.

    A cisticercose é transmitida pelo contato com fezes humanas infectadas com tênia. Alimentos contaminados, água e mãos sujas são fontes de infecção.

    A esquistossomose é uma doença parasitária causadapelo Schistosoma mansoni. Inicialmente a doença é assintomática, mas pode evoluir e causar graves problemas de saúde crônicos, podendo haver internação ou levar à morte. No Brasil, a esquistossomose é conhecida popularmente como “xistose”, “barriga d’água” ou “doença dos caramujos”.