-
GABARITO: ERRADO
Todo fato administrativo é um fato contábil.
Nem todo fato contábil e um fato administrativo.
-
Marquei como : C
Resultado: Errei
Comentário do Irleson.
-
Exemplo para fixar melhor:
Suponha que você tenha um rebanho, veio o Covidão miseravilllll e matou metade do seu rebanho.
Pois bem, esse evento é um fato contábil, tendo em vistas que deu ruim lá no seu patrimônio (houve redução), porém, não é um fato administrativo, visto que não foi iniciativa da administração.
Conclusão: O fato administrativo decorre dos atos da administração (gestão) da entidade, enquanto o fato contábil pode ou não decorrer de atividades da gestão.
P@u no CESPE!
-
gabarito: errado
o fato administrativo decorre de uma vontade da empresa (da administração) por meio de seus colaboradores. O fato contábil possui ligação com a alteração do patrimônio. Sabendo que deve haver uma manifestação de vontade de alguém, então todo fato administrativo é um fato contábil, porém a recíproca não é verdadeira.
prof. Felipe Araújo, gran cursos
-
Questão ERRADA.
Os Fatos Administrativos estão dentro dos Fatos Contábeis; ou seja, todo fato administrativo é um fato contábil, mas nem todo fato contábil é um fato administrativo.
FATO CONTÁBIL
------------------------------------
------------------------------------
FATO ADMINISTRATIVO
------------------------------------
------------------------------------
-
Todo fato administrativo é um fato contábil. ( GRAVE ISSO ) Nem todo fato contábil e um fato administrativo. ( explicação)
o fato administrativo decorre de uma vontade da empresa (da administração) por meio de seus colaboradores.
O fato contábil possui ligação com a alteração do patrimônio. Sabendo que deve haver uma manifestação de vontade de alguém, então todo fato administrativo é um fato contábil, porém a recíproca não é verdadeira.
ATOS administrativo/contábil: NÃO PROVOCAM ALTERAÇÕES NO PATRIMÔNIO. .
( assinatura de contrato, parecer de auditoria)
FATOS administrativo/contábil : PROVOCAM ALTERAÇÕES NO PATRIMÔNIO
o fato contábil é tudo que provoca uma modificação QUALITATIVA e/ou quantitativa no patrimônio da entidade, sendo assim, objeto de contabilização, por meio de uma conta patrimonial ou de resultado, podendo ou não alterar o Patrimônio Líquido. Os fatos contábeis podem ser permutativos, modificativos ou mistos.
*****ATOS E FATOS NÃO SÃO A MESMA COISA!!!****
-
fato adm=fato contabil
a reciproca não é verdadeira...por quê? leia os comentários dos outros colegas, explicaram bem
-
eu querendo sair da casa da minha sogra e me deparo com essa questão. nunca vou desistir.
-
GAB.: ERRADO
Oi galerinha, vi um comentário de um colega do QC que explica bem essa questão:
Todo fato administrativo é fato contábil, mas nem todo fato contábil é administrativo.
Ex: o incêndio provoca a perda de mercadorias, repercutindo negativamente no patrimônio.
Esse fato, entretanto, não é administrativo (não surgiu da iniciativa da administração), mas é contábil (alterou o PL).
Fato administrativo: decorre de atividades da gestão.
Fato contábil: pode ou não decorrer de atividades da gestão.
-
Geralmente as bancas adotam que Fatos Administrativos são sinônimos de Fatos Contábeis. No entanto, não são conceitos sinônimos.
Fato contábil é aquele que provoca variação no patrimônio. Tal variação pode, ou não, ter como origem um fato administrativo.
Fato administrativo, como o nome sugere, são aqueles praticados pela gestão da entidade (exemplo: compra de veículo, pagamento de duplicata etc). Tais fatos em regra geram impacto no patrimônio, razão pela qual grande parte das bancas consideram tais termos como expressões sinônimas.
Existem alguns Fatos Não Administrativos que também geram lançamentos contábeis, pois há impacto no patrimônio (como o caso de roubo de mercadorias, incêndio que causa perda de maquinários etc).
Os Atos Administrativos, por sua vez, não são contabilizados, visto que não afetam o patrimônio da entidade (aval, fiança, contratação de empregado, pedido de orçamento etc).
Portanto, um Fato Administrativo que não impacta o patrimônio seja classificado como Ato Administrativo. Se afetar o patrimônio classifico como Fato Contábil (lembrando ainda que pode haver fato contábil derivado de fato não administrativo).
Com isso, incorreta a assertiva.
-
http://sketchtoy.com/69831592
-
Errado.
Para controlar o patrimônio e apurar o resultado das entidades a fim de prestar as informações necessárias, a contabilidade se utiliza de funções administrativa e econômica.
A função econômica da contabilidade é apurar o resultado do exercício. O resultado é apurado por meio da conta ARE – Apuração do Resultado do Exercício, com o encerramento de todas as contas de receita e despesa.
A função administrativa da contabilidade é controlar o patrimônio de uma azienda. Serve de vigilância na fiscalização dos diversos órgãos das empresas.
#MireAsEstrelas
-
inverteu!!