-
ESSE TIPO DE CUSTO DE MANUTENÇÃO PERIÓDICA É DESPESA.
-
trata-se de uma Despesa, ou seja, faz parte da demonstração de resultado do exercício (DRE). Ao final de todo ano social da empresa esses "pormenores" são contabilizados no DRE e, assim, fornece o resultado, podendo ser lucro ou prejuízo. Ademais, o resultado sempre incide sobre o PL (Patrimônio Líquido/ Situação Líquida/ Capital Social/ Obrigação com os Sócios/...).
-
Marquei como: C
Resultado: Errei
-
se é periódico já é uma despeza.
quando tiver questões assim imagine você com seu carro, se você tem que quitar o IPVA dele você tem uma obrigação que já conhece, isso é uma coisa, agora imagine, seu carro quebrar 10 vezes no ano, o que você teve? prejuízo!? pq? por que o carro deu muita despeza!
-
DESPESA NADA A VER COM ATIVO
-
imagina se cada revisão que eu for fazer no meu carro, eu aumentasse o preço dele.
-
GABARITO = ERRADO
NÃO É ACRESCENTADO AO VALOR DO BEM, PORQUE É UMA DESPESA.
-
Gab: Errado
Os custos de manutenção periódica de máquinas devem ser levados ao valor de DESPESA. Contudo quando da sua instalação, devem ser levados ao valor do ativo imobilizado.
-
Manutenção periódica e reparos - resultado
Peças de reposição e paradas programadas - valor contábil
-
custo nesse caso é despesa
-
O correto seria peça de reposição
-
Bizu:
Manutenção periódica e reparos - Despesa (resultado)
Paradas programadas ou peças de reposição - Influencia no valor da máquina
-
cpc 27
Custos subsequentes 12. Segundo o princípio de reconhecimento do item 7, a entidade não reconhece no valor contábil de um item do ativo imobilizado os custos da manutenção periódica do item. Pelo contrário, esses custos são reconhecidos no resultado quando incorridos. Os custos da manutenção periódica são principalmente os custos de mão-de-obra e de produtos consumíveis, e podem incluir o custo de pequenas peças. A finalidade desses gastos é muitas vezes descrita como sendo para “reparo e manutenção” de item do ativo imobilizado.
13. Partes de alguns itens do ativo imobilizado podem requerer substituição em intervalos regulares. Por exemplo, um forno pode requerer novo revestimento após um número específico de horas de uso; ou o interior dos aviões, como bancos e equipamentos internos, pode exigir substituição diversas vezes durante a vida da estrutura. Itens do ativo imobilizado também podem ser adquiridos para efetuar substituição recorrente menos frequente, tal como a substituição das paredes interiores de edifício, ou para efetuar substituição não recorrente.
Segundo o princípio de reconhecimento do item 7, a entidade reconhece no valor contábil de um item do ativo imobilizado o custo da peça reposta desse item quando o custo é incorrido se os critérios de reconhecimento forem atendidos. O valor contábil das peças que são substituídas é baixado de acordo com as disposições de baixa deste Pronunciamento (ver itens 67 a 72).
Uma condição para continuar a operar um item do ativo imobilizado (por exemplo, uma aeronave) pode ser a realização regular de inspeções importantes em busca de falhas, independentemente das peças desse item serem ou não substituídas. Quando cada inspeção importante for efetuada, o seu custo é reconhecido no valor contábil do item do ativo imobilizado como uma substituição se os critérios de reconhecimento forem satisfeitos. Qualquer valor contábil remanescente do custo da inspeção anterior (distinta das peças físicas) é baixado. Isso ocorre independentemente do custo da inspeção anterior ter sido identificado na transação em que o item foi adquirido ou construído. Se necessário, o custo estimado de futura inspeção semelhante pode ser usado como indicador de qual é o custo do componente de inspeção existente, quando o item foi adquirido ou construído.
gabarito: errado
-
Errado.
Conforme o CPC 27 "a entidade não reconhece no valor contábil de um item do ativo imobilizado [máquinas, por exemplo] os custos da manutenção periódica do item."
Bons estudos!
-
Errado
Os custos de manutenção periódica de máquinas e uma despesa.
Os custos de manutenção programada de máquinas devem ser levados ao valor do ativo imobilizado.
-
Comprei um carro por 50.000$,ele deu problema e o "custo" foi 5.000$ agora meu carro antes resgistrado no imobilizado passa de 50.000$ para 55.000$, questao errada!! pense o simples seja direto e ajude aos colegas quando puder!!