SóProvas


ID
389107
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação do Ministério Público
Assuntos

O campo de atuação do Ministério Público é amplo, envolvendo além da administração pública, a infância e a juventude, o meio ambiente, o consumidor, os bens e direitos de valor cultural, artístico, estético, turístico, histórico e paisagístico. É da área de abrangência do Ministério Público:

Alternativas
Comentários
  • Por que a letra B está errada?

  • Victoria, o gabartito dessa questão é justamente a B... está correta.

     

    VQV

     

    FFB

  • OU SEJA, O MP ATUA DE OFÍCIO (rompendo a inércia do judiciário) OU MEDIANTE PROVOCAÇÃO COMO FICAL DA LEI E DEFENSOR DA SOCIEDADE, OU SEJA, NÃO POSSUI PODERES PARA JULGAR, NÃO CONDENA E NEM ABSOLVE NINGUÉM. É POR ESSE MOTIVO QUE REPORTARÁ AO JUDICIÁRIO. 

     

    ALGUNS DOUTRINADORES DIZEM QUE O MP É CONSIDERADO COMO UM 4º PODER.

     

     

     

     

    GABARITO ''B''

  • GABARITO LETRA B

     

    a e d) O MP não precisa de ser acionado pelo legislativo ou pelo tribunal de contas para que atue ou solicitação do STF. E sim sempre que estiver envolvidos a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

     

    b) correta

     

    c) O MP é órgao essencial à justiça e não complementar

    Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

     

    e) O órgão responsável pelas punições de improbidade administrativa é a própria administração pública (de acordo com o princípio da autotutela) ou o poder judiciário (nos casos em que for acionado). O MP pode, no entanto, acionar o judiciário nos casos em que entender a ocorrência de improbidade para que o Judiciário decida.

     

  •  c) ser um órgão complementar da Justiça, tanto em Âmbito federal, como em âmbito estadual;ERRADO.

     

    temos um erro bem sutil, mas ao mesmo tempo gravissimo de se falar.

     

    o MP NÃO integra o poder juciairio, se ele não integra entao não complementa a "JUSTIÇA"

    O Ministério Público é uma instituição que caminha  paralelamente ao Judiciário, contribuindo para o bom exercício da função jurisdicional.O MP funciona apenas como parte e custos legis (fiscal do fiel cumprimento da lei).

  • O MP tem competência para atuar judicial e extrajudicialmente, então acho que a letra B não está totalmente correta já que ele pode atuar fora da seara do judiciário resolvendo conflitos.

  • Não há gabarito correto.

    A assertiva "b" também está errada. Isso porque o MP não deve necessariamente acionar o Poder Judiciário ao deparar-se com irregularidades. É plenamente possível a proposição de TAC com intuito de regularizar situação jurídica em descompasso com a lei.

    bons estudos