SóProvas


ID
3891118
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 4ª Região-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de informática e automação em bibliotecas, julgue o item.


Para baixar custos relacionados à automação de seus processos, a biblioteca pode utilizar software gratuito (freeware) que permite o acesso ao seu código‐fonte para eventuais adaptações e alterações, conforme a necessidade do usuário.

Alternativas
Comentários
  •  Resposta: Errado

  • Na verdade a questão fala do software livre.

    Conforme Rodrigues e Prudêncio (2009, p. 2, 7-8):

    Existem os softwares livres, que são uma boa alternativa para quem quer customizar seu programa e adaptá-lo as necessidades específicas da biblioteca. Este tipo de programa possui seu código-fonte aberto, o que permite o ajuste. Essa é a principal característica de um software livre, a possibilidade de modificá-lo. 

    Para Dziekaniak (2004, p. 39-40) é importante lembrar a diferença de software livre e gratuito. [...] enquanto o software gratuito apenas pode ser utilizado sem custos na aquisição, o software livre possui uma filosofia de cooperação e liberdade de atualização e criação de novos módulos nestes sistemas, uma vez que é open source, ou seja, seu código fonte é disponibilizado para manipulação dos usuários com conhecimento em programação. 

    O software gratuito (freeware) é um programa que não é preciso pagar por algum tipo de licença de uso. No entanto, nem sempre se tem acesso ao seu código-fonte, portanto não podendo alterá-lo, mas somente usá-lo da forma como ele foi disponibilizado. Não se pode comercializá-lo sem a autorização do autor. Qualquer pessoa que tenha sistemas operacionais compatíveis com o programa pode instalá-lo e utilizá-lo por tempo indeterminado. Como exemplo de programa gratuito para automação de bibliotecas, é citado o WinISIS.

    A característica principal de um software livre, a acessibilidade do seu código-fonte, permitindo assim sua personalização. Um exemplo deste tipo de programa para automação de biblioteca é o Gnuteca

    Gab. Errado

    RODRIGUES, Anielma Maria Marques; PRUDÊNCIO, Ricardo Bastos Cavalcante. AUTOMAÇÃO: a inserção da biblioteca na tecnologia da informação. Biblionline, João Pessoa, v. 5, n. 1/2, 2009. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/11/pdf_f62112ca5a_0013243.pdf