SóProvas


ID
389134
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

O balanço de bens do imobilizado será apresentado deduzido do saldo da conta de Exaustão. Essa conta reduz o valor de bens conforme o passar do tempo em função de:

Alternativas
Comentários
  • Letra D
    As Contas de exaustão dizem respeito aos ativos imobilizados passíveis de exploração e, consequentemente, esgotamento. Exemplos típicos são as florestas e jazidas. Portanto, conforme a alternativa D... esgotamento por exploração.
  • Alguém pode esclarecer as outras alternativas ?

    Desgate = Esgotamento ?
    Uso = Exploração ?
  • ALTERNATIVA D

    a) desgaste pelo uso = DEPRECIAÇÃO
    b) obsolescência = DEPRECIAÇÃO
    c) perda de valor de capital = AMORTIZAÇÃO
    d) esgotamento por exploração = EXAUSTÃO
    e) uso continuou de equipamento = DEPRECIAÇÃO
     
    Agora, conceito dos termos:

    Com exceção dos terrenos e de alguns outros bens, como obras de arte (que aumentam de valor com o tempo) ou prédios não-alugados nem utilizados pela empresa, os elementos do ativo imobilizado possuem um período de vida útil econômica limitado. Estes bens e direitos de natureza permanente, que têm vida útil (bens) ou prazo de exercício (direitos) superior a 1 (um) ano, sujeitam-se a depreciação, amortização ou exaustão, conforme suas características.

    Estes procedimentos representam o sacrifício sofrido pelos bens ou direitos ao longo de sua vida útil:

    EXAUSTÃO: É a redução do valor de investimentos necessários à exploração de recursos minerais, florestais e outros recursos naturais esgotáveis ou de exaurimento determinado, bem como do valor de ativos corpóreos utilizados no processo de exploração.
    A exaustão é um processo semelhante à depreciação e à amortização, porém aplicado sobre as contas que registram recursos naturais (minerais ou vegetais). 


    AMORTIZAÇÃO: Quando corresponder à perda de valor do capital aplicado na aquisição de direitos.


    DEPRECIAÇÃO: É a redução de valor dos bens corpóreos que integram o ativo permanente (geralmente o imobilizado), em decorrência de desgaste ou perda de utilidade pelo uso, ação da natureza ou obsolescência.
     

    *** Os BENS TANGÍVEIS, ou seja, aqueles que apresentam uma substância concreta e em que é possível tocar podem ser passíveis de DEPRECIAÇÃO. Exemplos de bens tangíveis são: maquinário, ferramentas, terra, instalações, animais, etc..

    Já os BENS INTANGÍVEIS, aqueles que não têm substância física, são abstratos, não podem ser tocados, mas podem ser comprovados, são passíveis apenas de AMORTIZAÇÃO, como é o caso de licenças de uso, marcas, patentes, direitos autorais, etc.. 


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ajustamento_cont%C3%A1bil
    http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/depreciacoes_amortizacoes_exaustoes.htm
    http://www.milkpoint.com.br/radar-tecnico/gerenciamento/diferencas-entre-depreciar-e-amortizar-i-8717n.aspx
  • a amortização é a redução do valor dos bens Intangíveis

    a depreciação dos bens tangíveis

    a exaustão é a redução dos bens referente aos recursos naturais esgotáveis

  • Boa sorte!