[1]
O Active Directory é um banco de dados hierárquico, habilitado para vários mestres, capaz de armazenar milhões de objetos.
Um banco de dados habilitado para vários mestres, como o Active Directory, oferece a flexibilidade de permitir que as alterações ocorram em qualquer controlador de domínio na empresa, mas também introduz a possibilidade de conflitos que podem levar a problemas depois que os dados são replicados para o resto da empresa.
Para evitar atualizações conflitantes no Windows, o Active Directory executa atualizações para determinados objetos em um único modo de mestre.
O Active Directory estende o modelo de mestre único encontrado em versões anteriores do Windows para incluir várias funções e a capacidade de transferir funções para qualquer DC na empresa. Como uma função do Active Directory não está associada a um único DC, ela é referida como uma função FSMO. Atualmente no Windows há cinco funções FSMO:
Mestre de esquema, Mestre de nomeação de domínio, Mestre RID, Emulador PDC, Mestre de infraestrutura
[2]
O comando digite netdom query fsmo lhe trará quem ou quais são o ou os Domain Controllers que atualmente retém as funções de FSMO em sua rede.
Fontes:
[1] https://docs.microsoft.com/pt-br/troubleshoot/windows-server/identity/fsmo-roles
[2] https://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/35190.consultando-e-transferindo-fsmo-via-linha-de-comando.aspx