-
A exata definição do do IP :
Um Endereço de Protocolo da Internet (Endereço IP), do inglês Internet Protocol address (IP address), é um rótulo numérico atribuído a cada dispositivo (computador, impressora, smartphone etc.) conectado a uma que utiliza o para comunicação. Um endereço IP serve a duas funções principais: de interface de hospedeiro ou de rede e de localização.
-
Amplamente utilizado na internet como protocolo padrão na definição dos pacotes que serão roteados. O protocolo IP se trata de um serviço de datagramas não confiável, baseado no princípio do melhor esforço. Não são fornecidas garantias de que o pacote irá chegar, nem que ele irá chegar na ordem, pois a confiabilidade deve ser provida pela camada de transporte. Não executa operações de detecção e recuperação de erros.
-
Gabarito: CERTO
O IP é considerado como o mecanismo de transmissão usado pelos protocolos TCP/IP, o qual tenta fazer com que a transmissão chegue ao seu destino (IP é um protocolo do melhor esforço), porém sem garantias, já que ele presume a não confiabilidade das camadas subjacentes. (mas ele não garante a entrega).
Complementando:
"O IPv4 é um protocolo de datagramas sem conexão e não confiável — um serviço de entrega best-effort.
O termo best-effort significa que o IPv4 não provê mecanismos de controle de erros ou de fluxo (exceto a detecção de erros no cabeçalho).
O IPv4 pressupõe a falta de confiabilidade das camadas inferiores e faz o máximo para levar a transmissão até seu destino, mas sem garantias."
Fonte: Forouzan (pág. 583)
-
CERTO.
Sem delongas...
O protocolo IP faz o possível (best effort) para que a informação chegue ao seu destino porque ele acha que as outras camadas não vão garantir a entrega. Só que a camada transporte não tolera perdas e nem erros, então a informação sempre chega. Só que o IP não sabe disso, então ele faz de tudo para que a informação seja recebida, mas sem garantias de que de fato seja.
-
best offord = melhor esforço
IP tenta mas não faz nada ... se der deu!
-
Esse "o qual" não ficou legal na questão...