Assim como os switches possuem uma tabela que associa os endereços MAC dos micros ligados a ele com as portas que ele possui, o roteador também traz uma tabela que associa os endereços IP dos micros e/ou outros roteadores às suas portas (interfaces, como chamamos).
Essa tabela é chamada tabela de roteamento.
Ela traz informações das faixas de endereços IP das redes ligadas àquele roteador, ou seja, cada roteador sabe a quais redes ele está ligado.
A tabela de roteamento pode ser estática (definida manualmente pelo administrador da rede – nesse caso, é claro, os roteadores são mais baratos) ou dinâmica (em que o roteador “aprende”, com o uso, os endereços dos outros roteadores e das outras redes a ele ligados, além de receber informações das tabelas de outros roteadores). Portanto, os roteadores trocam informações sobre suas tabelas durante o uso da rede, para tornar mais rápida e precisa a comunicação. Ou seja, os routers “fofocam”.
Lembre-se: ao ambiente formado por várias redes distintas interligadas, chamamos de interredes (ou inter-net, de onde derivou a famosa Internet); portanto, se alguma questão perguntar: “qual é o equipamento que interliga redes distintas?”, sabemos que é o roteador.