SóProvas


ID
3892681
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere aos transtornos específicos da aprendizagem (TEA), julgue os itens seguintes.


I Apresentam um curso temporal bastante instável, podendo desaparecer naturalmente na medida em que a criança se desenvolva.

II A heterogeneidade neuropsicológica e a comorbidade entre os TEA constituem duas importantes questões a serem investigadas para se assegurar a validade nosológica.

III Os TEA são, em sua essência, de origem genética.

IV As crianças com TEA tendem a responder rapidamente às práticas de intervenção.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Marquei "A".

    -Alguém sabe o erro da "I"? (a criança não pode se desenvolver e superar este transtorno?)

    -E sobre a "III" Este tipo de transtorno não teria haver TAMBÉM com a relação da criança com seu MEIO?

    ex: uma criança vivendo em um ambiente insalubre, com poucos ou nenhum vinculo... pode ter sua capacidade de aprendizagem deficitária.

  • Denian, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição crônica, por isso não podemos falar em "superação" do quadro. Entretanto, há vias de tratamento que devem ser seguidas para melhores prognósticos, o que não quer dizer que haja "cura" (termo ruim de se utilizar).

    Sobre a III, não se anulou outros fatores preponderantes, apenas colocou o fator genético no centro do diagnóstico, o que é verdade. Os estudos desenvolvidos até aqui, inclusive um realizado recentemente, publicado pelo JAMA Psychiatry no último dia 17 de julho (2019) confirmou que 97% a 99% dos casos de autismo têm causa genética, sendo 81% hereditário.

    Espero ter ajudado.