SóProvas


ID
3894643
Banca
PUC - Campinas
Órgão
PUC - Campinas
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere o texto abaixo.


     As Memórias do cárcere, de Graciliano Ramos, são um paradigma do que se pode chamar literatura de testemunho: nem pura ficção, nem pura historiografia. O fundo histórico é o da ditadura Vargas, mas o testemunho vive e elabora-se numa zona de fronteira: ao percorrer essas memórias somos levados tanto a reconstituir a fisionomia e os gestos de alguns companheiros de prisão de Graciliano, entre os quais líderes comunistas, como a contemplar a metamorfose dessa matéria objetiva em uma prosa una e única − a palavra do narrador.


(Adaptado de: BOSI, Alfredo. Literatura e resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 222.) 

Em face das intensas movimentações no cenário internacional após a Primeira Guerra Mundial, com a elevação dos Estados Unidos a grande potência mundial e a subida ao poder de regimes fascistas na Europa, o governo a que o texto se refere

Alternativas
Comentários
  • Vale lembrar que Vargas se manteve neutro até o momento em que os Estados Unidos "convocam" o posicionamento brasileiro. Isso é bem típico para o caráter varguista, uma vez que se comportava como as figuras nazi-fascistas na Europa, impondo-se como o melhor modelo para governar o Brasil, além de desrespeitar o próprio governo, conferindo um golpe em seu próprio mandato.

    B

    EsPCEx 2022