SóProvas


ID
3895570
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Apesar de o processo de abolição ter culminado, em 1888, com a libertação dos escravizados, o racismo permaneceu com presença constante na história do Brasil, conforme pode-se observar neste texto de 1894, escrito por Nina Rodrigues:

"A civilização ariana está representada no Brasil por uma fraca minoria da raça branca a quem ficou o encargo de defendê-la, não só contra os atos anti-sociais - os crimes - de seus próprios representantes, como ainda contra os atos anti-sociais das raças inferiores."

Analise as proposições pelas quais, pode ser constatada a presença do racismo nos anos iniciais da República Brasileira.

I. N
o combate a tradições culturais, como a capoeira e várias formas de religiosidades africanas, que foram criminalizadas pelo código penal de 1890.
II. Nos processos de reurbanização que desalojavam famílias - na maioria negras - dos centros da cidades, onde habitavam, muitas vezes, nos cortiços.
III. Na organização de agremiações, exclusivamente, brancas, como a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira.

Assinale a alternativa
correta.

Alternativas
Comentários
  • 1890 - Decreto nº 847 (11 de outubro de 1890)

    Introdução da capoeira no Código Penal da República

    Capí­tulo XIII "Dos Vadios e Capoeiras" arts. 402, 403 e 404.

    Continuidade ao processo de prisão e deportação dos capoeiristas criminosos para o Presí­dio de Fernando de Noronha e para a Colônia Correcional de Dois Rios na Ilha Grande.

    Apesar dos capoeristas terem um papel heróico na Revolta dos Mercenários e na Guerra do Paraguai, o Governo Republicano instaurado em 1889 continuou a política de repressão à capoeira do período Imperial, e em 1890 editou o decreto acima referido, criminalizando a prática da capoeira.