SóProvas


ID
3896137
Banca
INSTITUTO MAIS
Órgão
Prefeitura de Santana de Parnaíba - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas,

Alternativas
Comentários
  • Em se tratando de adotando maior de doze anos de idade, será também necessário o seu consentimento

  • abarito está errado. Letra C: Art. 45, § 2º. Em se tratando de adotando maior de 12 anos de idade,SERÁ TAMBÉM necessário o seu consentimento. Letra D, (é o gabarito correto) Art. 42.  Podem adotar os maiores de 18 (dezoito) anos, INDEPENDENTEMENTE do estado civil.      
  • gabarito errado denovo Q. concurso? desse jeito o índice de desempenho cai demais
  • Quem acertou errou, quem errou acertou kkkkk!!!!

  • complicado qc

  • No caso, o gabarito correto seria a alternativa D

  • Aquele pequeno susto

  • Gabarito errado, fui tranquilo para responder, quando saiu o resultado tomei um susto kkkk.

  • A questão exige o conhecimento da adoção, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, que é a forma de colocação em família substituta mais “forte”/completa, ou seja, cria um laço jurídico definitivo e irrevogável entre a nova família e o infante, passando estes a serem pai/mãe e filho, sem qualquer distinção com o filho biológico.

    Vamos às alternativas:

    A - incorreta. A adoção realizada por procuração não é permitida no ordenamento jurídico. Veja:

    Art. 39, §2º, ECA: é vedada a adoção por procuração.

    B - incorreta. A adoção atribui a condição de filho ao infante para todos os efeitos, inclusive sucessórios. A única exceção diz respeito aos impedimentos matrimoniais.

    Art. 41 ECA: a adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais.

    C - pela banca, a alternativa está correta. Quando se tratar pessoa acima de 12 anos, ou seja, adolescente, o seu consentimento é imprescindível para a adoção. Abaixo dessa idade, a criança só será ouvida se possível, conforme suas condições e necessidade.

    Observe que o Estatuto da Criança e do Adolescente traz exatamente o contrário do que foi afirmado pela banca examinadora:

    Art. 45, §2º, ECA: em se tratando de adotando maior de 12 anos de idade, será também necessário o seu consentimento.

    Levando em consideração a literalidade da lei, a alternativa C está correta. Entretanto, a banca apontou como incorreta, não alterou o gabarito e não anulou a questão.

    D - pela banca, a alternativa está incorreta. Apesar de a banca ter considerado essa alternativa incorreta, pela redação literal do art. 42 do ECA, ela está plenamente correta. Veja:

    Art. 42 ECA: podem adotar os maiores de 18 anos, independentemente do estado civil.

    Atenção: o gabarito apontado pelo QConcursos está de acordo com o fornecido pela banca examinadora. Ocorre que a banca considerou a alternativa incorreta como correta e, ainda assim, a questão não foi anulada.

    Gabarito da banca: C

    Gabarito da monitora: D

  • Art. 42 ECA; podem adotar os maiores de 18 anos, independentemente do estado civil.

  • Art. 45, § 2º. Em se tratando de adotando maior de 12 anos de idade,SERÁ TAMBÉM necessário o seu consentimento.

    Art. 42. Podem adotar os maiores de 18 (dezoito) anos, INDEPENDENTEMENTE do estado civil.   

    GABARITO CORRETO É A ALTERNATIVA (D)

  • Da uma raiva quando você erra por um gabarito errado, pqp!

  • Levando o Canditado a erro? Talvez seja esse o objetivo do Qconcursos, quanto mais errarem, mais estarão renovando a anuidade...Depois que processamos, nós somos os injustos.

  • "Sua notificação sobre a questão  foi devidamente avaliada por nossa equipe. A questão notificada encontra-se de acordo com o gabarito disponibilizada pela Banca.

    Agradecemos a sua colaboração.

    Atenciosamente,

    Equipe QC"

    Eis a resposta do Q Concursos

  • gabarito ta errado, até porque está na lei que para a adoção, devem ser ouvidos os maiores de 12 anos, ou seja, adolescente tem que ter consentimento da adoção, e as pessoas podem adotar INDEPENDEMENTE do estado civil, apenas tem que ter 6 anos de diferença do adotando e em caso de casais, devem estar devidamente casados ou em união estável para a adoção.

  • Haveria a opção de recorrer a instâncias superiores pela anulação dessa questão durante concurso? Ministério Público ou algum orgão governamental? até mesmo por que a questão não está em conformidade com a lei, trazendo a questão correta como errada e a errada como certa.

  • Gabarito errado.