Gab. E
Critérios de guarda dos materiais no almoxarifado
Armazenagem por agrupamento (ou complementaridade): Materiais associados são alocados próximos uns dos outros. É o caso de se armazenarem sobressalentes variados de um motor de automóvel, por exemplo, em uma mesma estante. Esse critério facilita as tarefas de arrumação e busca, mas nem sempre permite, o melhor aproveitamento do espaço.
Armazenagem por compatibilidade: De acordo com este critério, deve-se considerar, para fins de armazenagem, a influência que um material pode ter sobre outro, de modo que devam ser mantidos em ambientes distintos. Há materiais que, se mantidos isolados, não são perigosos, mas que, se mantidos próximos, podem oferecer riscos devido às suas propriedades químicas. Há, ainda, o exemplo clássico da absorção de odor de peixe pela manteiga, caso mantidos no mesmo ambiente de refrigeração.
Armazenagem por tamanho, peso ou forma (acomodabilidade): Materiais de características físicas semelhantes são armazenados mais próximos. Esse critério possibilita um maior aproveitamento do espaço físico, e demanda maior necessidade de controle por parte do gestor de almoxarifado.
Fonte: ENAP, Apostila de Administração de Materiais