SóProvas


ID
3897172
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 4ª Região-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca dos Equipamentos de Segurança Individual (EPI), julgues o item.

Consideram‐se como EPI todos os dispositivos ou produtos, de uso individual, utilizados pelo trabalhador, destinados à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Atualmente, a saúde e segurança do trabalho vêm se tornando uma preocupação cada vez mais recorrente. Especificamente no canteiro de obras, medidas que zelem pela saúde e segurança dos trabalhadores são imprescindíveis e acarretam em diversas vantagens, como maior produtividade, por exemplo.

     

    Dentre as medidas de saúde e segurança do trabalho cita-se o uso de EPCs e EPIs. Os EPCs são os “Equipamentos de Proteção Coletiva". Como o próprio nome sugere, eles possuem o objetivo de protegerem o ambiente de trabalho, diminuindo ou eliminando os riscos ambientais identificados no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Os principais EPCs são: iluminação de emergência, fita de sinalização, cavaletes, sensores de presença, placas de sinalização, chuveiro lava-olhos, sistemas de ventilação e exaustão, mecanismos de proteção contra ruídos e vibrações, etc.

     

    Por sua vez, os EPIs são os “Equipamentos de Proteção Individual". Seu uso é regulamentado pela NR 6 e eles possuem o objetivo de proteger a integridade física do trabalhador, minimizando danos à sua saúde. Os principais exemplos de EPIs são: capacete de segurança, máscaras, óculos de proteção, protetor auricular, respirador, coletes, luvas de segurança, calças, botas de segurança, etc.

     

    Visto isso, os EPI's são produtos, de uso individual, utilizados pelos trabalhadores a fim de resguardarem sua saúde e segurança no trabalho. Portanto, a afirmação do enunciado está correta.

     

    Gabarito do professor: CERTO.

     

    Ministério do Trabalho e Emprego. NR 6 – Equipamento de proteção individual – EPI. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2015.