SóProvas


ID
3898015
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A branquitude, enquanto construção social e histórica, possibilita que os indivíduos se situem no interior de uma formação coletiva, sólida, uma comunidade de negação, que nega e exclui da realidade o que não a interessa. Essa dimensão profundamente ideológica da branquitude expressa e mascara a realidade e só tem sentido em sociedades divididas por conflitos sociais. Aí, sua função será ocultar o conflito, apregoar o povo unido e mascarar a dominação.

O texto acima, de Maria Aparecida Bento, aponta que o(a)

Alternativas
Comentários
  • A questão versa sobre a conceitualização da branquitude na sociedade e suas formas de ocultação dos conflitos raciais.


    Percebemos que a questão trata, predominantemente, de interpretar o texto trazido.

    Vimos que a autora está a se referir sobre os conflitos raciais existentes na sociedade e como a branquitude instalada revela uma forma de inserção e ao mesmo tempo ocultação dos conflitos étnicos e sociais existentes em nossa sociedade.


    A branquitude foi tão paulatinamente construída que as pessoas normalizam os processos excludentes das minorias raciais, tornando-se de fatos negacionistas quanto aos problemas que não lhes pertencem.


    A autora ainda retrata que sociedades que predominam a problemática encontram maneiras de ocultá-la, para que essa branquitude construída permaneça a forma dominante e assim, evitar possíveis conflitos raciais contra essa normatividade branca.


    Vamos às alternativas:


    1. INCORRETA. A branquitude opera em padrões sociais que foram construídos nessa falsa normatividade. Não há necessariamente dominância do padrão branco. O Brasil, por exemplo, existe a branquitude social e sua miscigenação étnica tem predominância parda e negra

    1. INCORRETA. Há o mascaramento das diferenças étnicas e sociais justamente para prevalecer as diferenças sociais e deixar claro a submissão parda e negra aos brancos.

    1. INCORRETA. Justamente por ser construído histórico e socialmente é que se encontra na realidade

    1. INCORRETA. O texto não retrata as diferenças econômicas, e sim raciais. 

    1. CORRETA. A branquitude mascara e discrimina toda forma de cultura negra da sociedade. Vemos como exemplo casos de preconceito quanto a religião, esporte, cabelo da cultura negra que são vistos como opostos à normalidade imposta.


    Gabarito da Professora: Letra E.