SóProvas


ID
3898054
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Crescem os estudos no campo da psicologia social sobre homens autores de atos de violência contra as mulheres. Tais estudos apontam para a compreensão ampla e social desse problema, evitando personalizar a queixa e culpabilizar o autor da violência como um caso isolado. Assim, para reverter essa condição, vem crescendo o número de centros de apoio ao autor de ato de violência, e uma estratégia é o grupo no qual circula a fala dos agressores. Evidentemente, o apoio não desresponsabiliza o autor da violência, mas sua participação nos grupos pode retirá-lo do lugar de agressor quando ele compreende a condição feminina e os direitos da mulher. O grupo permite o reconhecimento da violência como ato criminoso e condenável e a busca do diálogo como a melhor alternativa para o enfrentamento das diferenças.

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão retrata os aspectos da Psicologia Social ao estudar homens autores de violência contra a mulher.

    O texto reflete que a Psicologia Social tem procurado realizar estudos a respeito dos homens autores de violência doméstica e que esses estudos demonstraram que é preciso entender sob a óptica das falas dos sujeitos, e isso tem sido realizado através de grupos de apoio aos autores de violência. Frisa, ainda, que a palavra “apoio" não significa apoiar o sujeito na violência, mas tentar de alguma forma modificar o quadro, sem tirar a culpabilidade desses sujeitos.
    Vamos às alternativas:

    1. FALSA
    Os homens violentos devem receber atendimento para que recebam suporte emocional para possível reversão do quadro. É preciso conhecer as causas das atitudes e comportamentos violentos do sujeito para apoiá-lo a entender seu problema, aceitar sua culpabilidade e tentar retirá-lo dessa posição.

    1. FALSA
    A Delegacia da mulher deve afastar a vítima do seu agressor, levá-la para possíveis exames de corpo delito e autuar o suposto agressor para que seja responsabilizado. O caso deve ser tratado como violência a mulher, não como possível conciliação.

    1. VERDADEIRA
    Correto! A problemática da violência contra a mulher reflete diversas áreas, desde a justiça, saúde até a psicologia. O problema da violência, deve ser  entendido como problema social, permitindo que os sujeitos sejam reconhecidos e recebam suporte social para que consigam compreender seu papel de agressor e perceber quais  as verdadeiras causas de sua agressividade encoberta pelo seu comportamento violento.

    1. FALSA
    A premissa está correta, a alternativa se torna falsa por afirmar que não existem centros de apoio aos agressores domésticos. Existem Ongs, projetos governamentais e uma lei federal para a criação de núcleos de conscientização de homens agressores. (Lei 4311/2019).

    1. FALSA
    Esse é um problema social muito sério que requer grande intervenção psicológica, assistencial e jurídica. Pode resultar em lesões graves e falecimento das vítimas. A intervenção social e psicológica na comunidade em homens agressores podem prevenir algumas situações ou evitar seu agravamento.

    Gabarito da Professora: Letra C.