A questão requer conhecimentos acerca do livro Psicologia Social: o homem em movimento, de Silvia Lane e Wanderley Codo (1984). Conforme os autores, toda psicologia é ou pelo menos deveria ser social. Seus trabalhos estavam direcionados para a coletividade, consciência crítica e atendimento às necessidades da população (ao coletivo).
Vamos às alternativas:.
- FALSA
O livro refere que é necessário realizar a pesquisa-ação, não no sentido metodológico qualitativo, mas compreender a intersubjetividade humana de forma interventiva, no viés relação sujeito x grupo, pois não é possível atuar de forma dicotomizada. Nesse sentido, os autores não direcionam a pesquisa a aspectos metodológicos, mas interpretativos. Não há direcionamento para pesquisa qualitativa. Além disso, é possível realizar pesquisas em psicologia social de forma quanti ou quali-quanti.
- FALSA
Os estudos da Psicologia Social permeia diversos contextos, não só o comunitário, mas a todos os outros que seja possível estudar o sujeito e os grupos. Dessa forma, vemos Psicologia Social em todo o campo de atuação da Psicologia, já que o homem é um ser relacional.
- VERDADEIRA
A consciência, atividade, identidade , linguagem são categorias fundamentais da Psicologia Social. O estudo partiu da constatação de que é impossível intervir e estudar o homem de forma isolada. Deve ter olhar amplo para os fatores sociais que o influenciam diretamente enquanto sujeito, pois o homem tem uma natureza histórico-social.
Consciência: o indivíduo consciente de si é capaz de ser consciente do seu pertencimento a uma classe social, que o impulsiona a determinados comportamentos. Por exemplo, podemos citar as greves e assembleias gerais.
Atividade: são ações desencadeadas em conjunto com outros sujeitos com objetivo de atingir necessidades em comum
Identidade: é um fenômeno social e não natural, de acordo com os cientistas sociais. O processo de identificação do sujeito com o outro, aqui conceituado como grupos ou sujeitos sociais, possibilita formar sua própria identidade.
Linguagem: para os autores, a linguagem foi desenvolvida a partir da necessidade do homem em modificar a natureza. É um produto social que tem como objetivo reproduzir a visão do mundo para que seja possível a sobrevivência do grupo social.
- FALSA
De acordo com o livro, o autor referência para a psicologia social no Brasil é Karl Max, a partir da sua obra “O Capital".
- FALSA
A psicologia cognitivista, bem como as diversas outras áreas da psicologia, contribuíram e ainda contribuem enormemente para a práxis da Psicologia Social.
Gabarito da Professora: Letra C.
Fonte: LANE, S.T.M; CODO, W. Psicologia Social: o homem em movimento, de Silvia Lane e Wanderley Codo. Editora: brasiliense: 8ª edição, 1984. (livro online).