SóProvas


ID
3898162
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Zanelli, Borges-Andrade e Bastos (2004), o tema socialização organizacional insere-se no campo de estudo da psicologia organizacional e do trabalho, mas também consiste em um conceito da psicologia social. Quanto à definição de socialização, julgue os itens que se seguem.


I. Socialização é um processo em que o ponto de partida é a maneira como um indivíduo se torna membro de um grupo, uma organização ou uma sociedade, entendendo que o indivíduo socializado é o sujeito ou o personagem principal desse processo.
II. Em uma perspectiva funcionalista, socialização é um processo de manutenção e reprodução da estrutura social, em um movimento de homogeneização.
III. Em uma perspectiva a partir do interacionismo simbólico, a socialização compreende que os indivíduos são sujeitos do processo no qual desenvolvem sua própria personalidade e, ao mesmo tempo, apropriam-se dos costumes e dos valores sociais em interação com o contexto sócio-histórico em que se inserem, por intermédio do convívio, em vários grupos sociais.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Zanelli aponta a socialização organizacional como o processo pelo qual alguém realiza a transição de ser de fora da organização para ser um membro interno dela; em outras palavras, é o processo em que alguém se torna membro de uma organização na condição de trabalhador/empregado. Além da socialização organizacional, há os fenômenos da socialização profissional (inserção em uma profissão, como médico, enfermeiro) e da socialização ocupacional (inserção em uma ocupação, como bancário, petroleiro).

    Segundo o autor, uma das formas de conceituar a socialização, em uma perspectiva funcionalista, é entendê-la como processo de manutenção e reprodução da estrutura social ou como processo de homogeneização . Outra consiste, em uma perspectiva do interacionismo simbólico e do construtivismo social, na compreensão de que os indivíduos são sujeitos do processo, no qual desenvolvem sua própria personalidade e/ou suas identidades e, ao mesmo tempo, apropriam-se dos costumes e valores sociais em interação com o contexto sócio-histórico de inserção, por intermédio do convívio, em vários grupos sociais


    Gabarito do Professor: Letra E.