SóProvas


ID
3898654
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca do desenvolvimento da escrita, Emília Ferreiro explicou que, quando os estudantes produzem registros que podem ser lidos por outras pessoas, na maioria dos casos, eles (os estudantes) começam a se questionar sobre a forma correta de se grafar as palavras. Por exemplo, eles sabem que é possível escrever “chicara”, mas questionam se devem escrever com “x” ou “ch”. Essa descrição caracteriza o nível

Alternativas
Comentários
  • Alfabético

  • Esta questão exige conhecimentos sobre o Desenvolvimento da Escrita, segundo Emília Ferreiro.

     

    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    No que tange às contribuições de Emília Ferreiro, em seus estudos sobre a psicogênese da língua escrita, existem 3 níveis (estágios) de aprendizagem durante a alfabetização, que são: nível pré-silábico, nível silábico e nível alfabético.

     

    - Pré-Silábico: acontece quando a criança ainda não consegue compreender a relação entre a sua fala e a sua escrita, e, dessa forma, expressa o que escreve através de desenhos e rabiscos que, comumente, só são entendidos por ela mesma.

    - Silábico: é reconhecido quando a criança já identifica a relação entre o som e a escrita, porém pode expressar cada sílaba por uma letra apenas. Quando ela começa a enfrentar alguns problemas, como descobrir que não existe uma só letra para uma sílaba e começa a conhecer as questões da ortografia, ela encontra-se em um nível intermediário, chamado de silábico-alfabético.

    - Alfabético: neste estágio, a criança já tem uma melhor compreensão sobre a linguagem escrita e a formação das sílabas já está mais clara. O seu desafio a partir de agora é desenvolver o domínio da ortografia.

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Diante do exposto, podemos concluir que quando os estudantes começam a se questionar sobre a forma correta de se grafar as palavras, eles já têm uma melhor compreensão sobre a linguagem escrita e a formação das sílabas, restando agora o desenvolvimento da ortografia. Portanto, o contexto apresentado pela questão refere-se ao nível alfabético, “letra C".

     

    As alternativas “A", “B" e “D" representam níveis anteriores, conforme exposto na síntese do conteúdo. Já a “letra E" não se enquadra na discussão (de Emília Ferreiro) proposta pela questão.

     


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Quando os estudantes começam a se questionar sobre a forma correta de se grafar as palavras, eles já têm uma melhor compreensão sobre a linguagem escrita e a formação das sílabas, restando agora o desenvolvimento da ortografia. “letra C".