SóProvas


ID
3898657
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma criança em processo de aprendizagem da leitura e da escrita escreveu da seguinte forma: BIA indica Barriga – B indica Ba, I indica RRI e A indica GA.


Com base nesse caso hipotético e na psicogênese da língua escrita, a criança se encontra no nível

Alternativas
Comentários
  • Resposta A.

    A descoberta da relação fonográfica da letra inicial antecede o descobrimento de que todas as letras das palavras possuem valor sonoro. O nível silábico caracteriza-se pela tendência que a criança possui em aceitar a sílaba como sendo a própria palavra; ou, ainda, admitir uma letra para cada sílaba, registrando, por exemplo, VL para a palavra VELA e também uma letra para cada frase.

    Nível Pré-silábico

    No início da alfabetização a criança ainda não distingue a unidade do símbolo gráfico de um todo, ou seja, a letra da palavra, assim como ainda não compreende que a escrita representa a fala, o som da palavra e não o objeto a que o nome se refere. Poderá imaginar, por exemplo, que a letra inicial do seu nome signifique a palavra inteira, ou que seu nome e uma característica sua possam ser expressos com a mesma palavra

    Nível Silábico Alfabético - esta etapa é a passagem do nível silábico para o alfabético, sendo que as características de uma fase e outra podem aparecer coexistentes.

    Nível Alfabético - inicialmente, esse nível tem seu reconhecimento quando a criança demonstra reconhecer a relação e associação do símbolo sonoro ao gráfico. A criança descobre que as sílabas podem ter quantias diferentes de letras na sua constituição. As unidades linguísticas já são identificadas pela criança: letras, sílabas, palavras e frases.

    FONTE

  • Esta questão exige o conhecimento dos níveis de aprendizado durante a alfabetização conforme é apresentado na psicogênese da língua escrita, por Ana Teberosky e Emilia Ferreiro, com influência de Piaget.


    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    De acordo com Ana Teberosky e Emilia Ferreiro em seus estudos sobre a psicogênese da língua escrita, existem 3 níveis de aprendizagem (também podem ser compreendidas como hipóteses) durante a alfabetização, que são: nível pré -silábico, nível silábico e nível alfabético.


    - Pré -silábico: acontece quando a criança ainda não consegue compreender a relação entre a sua fala e a sua escrita, e, dessa forma, expressa o que escreve através de desenhos e rabiscos que só são entendidos por ela mesma.


    - Silábico: é reconhecido quando a criança já identifica a relação entre o som e a escrita, porém pode expressar cada sílaba por uma letra apenas. Quando ela começa a enfrentar alguns problemas, como descobrir que não existe uma só letra para uma sílaba e começa a conhecer as questões da ortografia, ela encontra-se em um nível intermediário, chamado de silábico -alfabético.


    - Alfabético: já se tem uma melhor compreensão sobre a linguagem escrita e a formação das sílabas já estão mais claras. O seu único desafio agora torna-se a ortografia.


    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Com base nessas informações, podemos observar que, dentre as alternativas, a que expressa: “silábico de desenvolvimento da escrita", corresponde ao nível certo da criança do caso hipotético, portanto, a alternativa A é a reposta correta.


    Analisemos as demais alternativas:


    B) pré -silábico de desenvolvimento da escrita.

    Errada! No nível pré -silábico a criança expressa a escrita por meio de desenhos e rabiscos.


    C) alfabético de desenvolvimento da escrita.

    Errada! Nesse nível a criança já consegue ter noção do tamanho das sílabas em comparação à sua fala.


    D) de hipótese alfabética de desenvolvimento da escrita.

    Errada! Apesar da palavra hipótese ter a possibilidade de ser substituída por nível nesse caso, novamente é citado o alfabético, no qual a criança está em um nível de entendimento melhor da formação silábica.


    E) silábico -alfabético de desenvolvimento da escrita.

    Errada! A criança do caso hipotético ainda não enfrentou os problemas pertencentes ao silábico -alfabético, ou seja, ainda não apresentou entendimento ou confusão sobre a formação silábica.


    GABARITO: ALTERNATIVA “A"

  • Silábico com valor sonoro

  • Nível silábico, a criança passa a entender que existe uma correspondência entre as letras e o que é falado. Para ela, existe um traço representando o que é falado, mesmo que não seja o correto em relação à Língua Portuguesa. Cada sílaba possui uma letra.