SóProvas


ID
3898816
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Resolução CFP n.º 3/2003, que institui o manual de elaboração de documentos por psicólogos, delimita o parecer. Considerando essa informação, julgue os próximos itens.


I Parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo.

II O psicólogo parecerista deve fazer a análise do problema apresentado, destacando os aspectos relevantes, e opinar a respeito, considerando os quesitos apontados com fundamento em referencial teórico‐científico. Em havendo quesitos, o psicólogo deverá respondê‐los de forma sintética e convincente, podendo deixar alguns quesitos em aberto.

III Quando não houver dados para a resposta ou quando o psicólogo não puder ser categórico, deve‐se utilizar a expressão “sem elementos de convicção”. Se o quesito estiver mal formulado, pode‐se afirmar “prejudicado”, “sem elementos” ou “aguarda evolução”.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão desatualizada. Vejamos o que a nova resolução dispõe a esse respeito:

    RESOLUÇÃO CFP Nº 06/2019

    Art. 14 O parecer psicológico é um pronunciamento por escrito, que tem como finalidade apresentar uma análise técnica, respondendo a uma questão-problema do campo psicológico ou a documentos psicológicos questionados.

    • I - O parecer psicológico visa a dirimir dúvidas de uma questão-problema ou documento psicológico que estão interferindo na decisão do solicitante, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta;
    • II - A elaboração de parecer psicológico exige, da(o) psicóloga(o), conhecimento específico e competência no assunto;
    • III - O resultado do parecer psicológico pode ser indicativo ou conclusivo;
    • IV - O parecer psicológico não é um documento resultante do processo de avaliação psicológica ou de intervenção psicológica.

    Gabarito: D