-
alguém pode me explicar por favor?
-
como assim?
-
Meu sonho é saber da onde tiraram isso
-
A única explicação possivel é que eles queriam contrapor os efeitos das drogas estimulantes, normalmente utilizadas no âmbito do esporte, com os das drogas depressoras... mas muito mal feita essa questão.
-
Eu acredito que NO ESPORTE realmente o uso do álcool e do fumo seja mínimo, uma vez que esses atrapalham o rendimento.
Fonte: Observação de amigos atletas
Se alguém tiver alguma fonte literária que explique,por gentileza disponibiliza.
-
De onde eles tiram esse tipo de questão???
-
Questão de ATENÇÃO E INTERPRETAÇÃO. A prova é para psico do esporte.
A banca que saber sobre o abuso de droga qual seria opção INCORRETA QUE SERIA LETRA C
São considerados como sintomas por abuso de substâncias: agressividade; depressão; insônia; ansiedade; hipertensão; e dificuldade na visão.
Nem todas as pessoas que são agressivas, depressivas, ansiosas e hipertensas ou com dificuldade na visão ABUSAM DE DROGAS.
-
Questão sem sentido.
É só olharmos o futebol e outros esportes a nossa volta.
ALCOOL e TABACO é super, hiper, mega comum.
*Contrariando a letra B
-
Creio que a chave da letra B está no fato de dizer que os esteroides são substancias ilícitas, sendo que não são no Brasil! São apenas regularizadas no esporte!
-
Não concordo com a Mayra. A assertiva não propõe que todas as pessoas que são agressivas, depressivas, ansiosas e hipertensas ou com dificuldade na visão abusam de drogas, mas apenas correlaciona esta sintomalogia ao quadro.
Ver desta forma é reduzir-se ao erro que você mesma apontou, problema de interpretação.
-
A questão requer conhecimentos acerca do abuso de drogas no esporte
O abuso de drogas ou doping utilizados no esporte refere-se a condutas de esportistas que visam maximizar seu desempenho durante sua prática esportiva. Pode estar relacionado à busca de maior resistência ou força na atividade esportiva e constitui como prática proibitiva do COI - Comitê Olímpico do Internacional. As drogas proibidas pelo COI podem ser categorizadas em:
- estimulantes: anfetaminas, a cocaína, a efedrina e a cafeína.
- narcóticos: morfina, petidina e substâncias análogas
- anabolizantes: testosterona
- diuréticos: triantereno e a furosemida
- hormônios: gonadotrofina coriônica humana, o hormônio do crescimento, o hormônio adrenocorticotrófico e a eritropoetina
A questão solicita a alternativa INCORRETA!
- CORRETA
O uso de substâncias proibidas pelo COI são aquelas que visam aumentar o desempenho do profissional para superação dos seus limites ou recordes em uma prática de competição; também refere-se àquelas substâncias que podem controlar a dor do atleta para que ele continue a competição, mesmo com a lesão já formada e também ao controle de peso que auxilia no ganho de massa muscular, na classificação da categoria do esporte (por exemplo, em competições de artes marciais que são realizadas em categoria de peso leve, médio ou pesado).
- CORRETA
As drogas mais utilizadas no esporte referem-se aquelas que possuem maior estímulo à resistência, superação, força, crescimento e perda de peso. Álcool e tabaco não têm efeitos maximizados na prática esportiva.
- INCORRETA
A depender da droga utilizada, os sintomas são diversos. Além dos aspectos “positivos" que levam a um maior rendimento no esporte, o abuso de substâncias de doping podem levar a agressividade, aceleração cardíaca, perda de peso, tremores, ansiedade, depressão, hipertensão, dentre muitos outros. O erro da questão foi considerar a perda da visão como um sintoma. Até o momento, não foi evidenciado perda de visão relacionada ao uso abusivo de drogas.
- CORRETA
De acordo com a Agência Mundial Antidoping (WADA), o uso da maconha é proibido em esportes de competição. Além do grupo cannabis, estão proibidos: estimulantes, narcóticos e glucocorticoides.
Existem outras substâncias proibidas a depender da modalidade esportiva considerada.
- CORRETA
Exames laboratoriais são essenciais para a detecção de uso abuso de substâncias proibitivas. As coletas são realizadas pelo material encontrado no cabelo, sangue, saliva ou outros fluidos, mas principalmente pela urina, que tem menor limitação e maior dificuldade de alteração de dados. A observação e escuta do atleta também é interessante. A partir do seu comportamento suspeito, como muita agitação, agressividade, rápida perda de peso, entre outros, é possível hipotetizar se houve uso de substância proibida.
Gabarito da Professora: Letra C.
Fontes:
Site medicinanet
Site oficial da Wada (Agência Mundial Antidoping)
Site da Secretaria de Educação do Paraná