Trata-se da aplicação dos conceitos de Imobilizado e Intangível.
➤ Teoria:
➥ O CPC 04 estabelece que os "Ativo Imobilizado é item tangível utilizável por mais do que um ano e que seja incorporado para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel ou para fins administrativos".
➥ O CPC 04 estabelece que o "Ativo Intangível é um ativo não monetário identificável sem substância física.
Softwares são incorpóreos/imateriais (não possuem substância física) e se enquadram na definição de ativo intangível, ou seja, são identificáveis, controlados e geradores de benefícios econômicos futuros".
Em face do CPC 04, há ativos intangíveis que podem estar contidos em elementos que possuem substância física, como um disco (como no caso de software) [...]. Para saber se um ativo, que contém elementos intangíveis e tangíveis, deve ser tratado como ativo imobilizado ou como ativo intangível, a entidade avalia qual elemento é mais significativo. Por exemplo:
→ Software específico de uma máquina controlada por computador - que não funciona sem tal software específico - é parte integrante do referido equipamento: deve ser tratado como ativo imobilizado.
→ O mesmo se aplica ao sistema operacional de um computador. Quando o software não é parte integrante do respectivo hardware, ele deve ser tratado como ativo intangível.
➤ Resolução:
O ativo diferido é uma classificação extinta segundo a Lei 6.404/76. Além do mais, o software se refere a um ativo, e não ao resultado do exercício. Assim, podemos eliminar as letras C e D, respectivamente. Veja que se refere a um software de uma máquina controlada por computador e que não funciona sem esse software específico, tendo em vista que é parte integrante do referido equipamento. Então, não deve ser reconhecido como intangível, mas como IMOBILIZADO. Por fim, podemos eliminar a letra B.
Gabarito: Letra A.