SóProvas


ID
3904747
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Senador Canedo - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Sobre o processo de estruturação e consolidação do Sistema de Vigilância em Saúde no Brasil, é correto o que se afirma em
(I) as prioridades da vigilância sanitária estão focadas em fatores biológicos (vetores, hospedeiros, reservatórios e animais peçonhentos) e em fatores não biológicos (água, ar, solo, contaminantes ambientais, desastres naturais e acidentes com produtos perigosos).
(II) a atuação da vigilância ambiental é abrangente, sendo responsável pelo controle de todos os processos - desde a produção ao consumo - dos bens que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.
(III) as ações executivas da vigilância epidemiológica são inerentes ao nível nacional, enquanto que cabe aos níveis municipal e estadual conduzirem ações de caráter estratégico e de coordenação.
(IV) a vigilância epidemiológica tem como propósito fornecer orientação técnica permanente para os profissionais de saúde, que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

  • (I) as prioridades da vigilância sanitária estão focadas em fatores biológicos (vetores, hospedeiros, reservatórios e animais peçonhentos) e em fatores não biológicos (água, ar, solo, contaminantes ambientais, desastres naturais e acidentes com produtos perigosos).→ É a Vigilância Ambiental.

    (II) a atuação da vigilância ambiental é abrangente, sendo responsável pelo controle de todos os processos - desde a produção ao consumo - dos bens que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.→ É a Vigilância em Saúde.

    (III) as ações executivas da vigilância epidemiológica são inerentes ao nível nacional, enquanto que cabe aos níveis municipal e estadual conduzirem ações de caráter estratégico e de coordenação.→ É nível municipal e seu exercício exige conhecimento da situação de saúde local, mas cabe aos níveis nacional e estadual conduzir as ações de caráter estratégico e longo alcance.

    GAB "D"

  • Vigilância em Saúde: Processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise de dados e

    disseminação de informações sobre eventos relacionados à saúde, visando o planejamento e a implementação de medidas de saúde pública, incluindo a regulação, intervenção e atuação em condicionantes e determinantes da saúde, para a proteção e promoção da saúde da população, prevenção e controle de riscos, agravos e doenças.

    Vigilância epidemiológica: Conjunto de ações que proporcionam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual e coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças, transmissíveis e não-transmissíveis, e agravos à saúde.

    Vigilância sanitária: Conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços do interesse da saúde. Abrange a prestação de serviços e o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo e descarte.