SóProvas


ID
3906127
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Xavier - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os sistemas de esgoto sanitário têm a função de manter as condições de higiene, segurança e conforto do usuário de uma edificação. Para tanto, devem ser seguidas as prescrições constantes na NBR nº 8160/1999 (Sistemas Prediais de Esgoto Sanitário – Projeto e Execução). Analise as seguintes assertivas no que diz respeito a esse assunto:

I. A norma somente estabelece o dimensionamento das tubulações adotando o conceito de unidades Hunter de contribuição, que estima a contribuição de cada ponto de uso da instalação.
II. A existência de ventilação primária e secundária nos sistemas é obrigatória.
III. Não existe indicação que, sob determinadas condições, permita ramal de bacia sanitária com DN 75.

Quais estão INCORRETAS?

Alternativas
Comentários
  • I. As tubulações do subsistema de coleta e transporte de esgoto sanitário podem ser dimensionadas pelo método hidráulico, apresentado no anexo B, ou pelo método das unidades de Hunter de contribuição (UHC)

    II. não diz que é obrigatório...

    4.3.1 O subsistema de ventilação pode ser previsto de duas formas: a) ventilação primária e secundária; ou b) somente ventilação primária.

    III. Existe sim

    http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17500/material/NBR%208160%20Sistemas%20prediais%20de%20esgoto%20sanit%C3%A1rio-%20projeto%20e%20execu%C3%A7%C3%A3o.pdf

  • Item II

    4.3 Componentes do subsistema de ventilação

    4.3.1 O subsistema de ventilação pode ser previsto de duas formas: a) ventilação primária e secundária; OU b) somente ventilação primária. 

    Não é obrigatório

  • PROPOSIÇÃO I

    Há o método das Unidades Hunter de Contribuição (UHC) e também o método de cálculo do Anexo B.

    PROPOSIÇÃO II

    ÍNTEGRA DA 8160/99:

    4.3.1 O subsistema de ventilação pode ser previsto de duas formas:

    a) ventilação primária e secundária;

    b) somente ventilação primária.

    PROPOSIÇÃO III

    1) O diâmetro nominal DN mínimo para o ramal de descarga de bacia sanitária pode ser reduzido para DN 75, caso justificado pelo cálculo de dimensionamento efetuado pelo método hidráulico apresentado no anexo B e somente depois da revisão da NBR 6452:1985 (aparelhos sanitários de material cerâmico), pela qual os fabricantes devem confeccionar variantes das bacias sanitárias com saída própria para ponto de esgoto de DN 75, sem necessidade de peça especial de adaptação.

    - - - - - - - -

    E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê ~ Marcos 9:23.

    @ocivilengenheiro