SóProvas


ID
3906136
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Xavier - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A hipótese básica do dimensionamento de estruturas de concreto armado refere à situação de aderência perfeita entre as barras de aço e o concreto adjacente. Essa aderência depende, além da qualidade dos materiais envolvidos (aço e concreto), da forma de aplicação das ações, da presença ou não de adensamento do concreto, entre outros fatores. Analise as seguintes assertivas que tratam desse tema, segundo a NBR nº 6.118/2014 (Projeto de Estruturas de Concreto – Procedimento):

I. A ancoragem de barras lisas tracionadas pode ser feita em trecho reto somente para armaduras passivas.
II. Barra entalhada é sinônimo de barra nervurada, somente havendo alteração do tipo de resistência do aço para cada uma das designações.
III. Um trecho de uma barra de aço encontra-se em situação de boa aderência quando está numa posição com inclinação maior do que 45º em relação a horizontal.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • por exclusão: 1 - barras tracionadas são barras ativas. 2 - o tipo de resistência é numerado e não tem haver como o nome da barra, e se feito a correta interpretação essa alternativa não serve, se são sinônimos não pode haver diferença devido o nome.

  • I - NBR 6118 : Ganchos das armaduras de tração: para as barras lisas os ganchos devem ser semicirculares.

  • É obrigatório o uso de ganchos para as barras lisas tracionadas. Já para barras comprimidas o uso de gancho é proibido (concentração de tensões).

    Nervura é uma coisa entalhe é outra.

    "Os fios e barras podem ser lisos, entalhados ou providos de saliências ou mossas (nervuras)"

    Tanto que a 6118 da um coef. de aderência diferente para elas:

    Tabela 8.3 – Valor do coeficiente de aderência η1

    Tipo de superfície --------η1

    Lisa---------------------------1,0

    Entalhada-------------------1,4

    Nervurada------------------ 2,25

  • Consideram-se em boa situação quanto à aderência os trechos das barras que estejam em uma das posições seguintes:

    a) com inclinação maior que 45º sobre a horizontal;

    b) horizontais ou com inclinação menor que 45º sobre a horizontal, desde que: – para elementos estruturais com h<60 cm, localizados no máximo 30 cm acima da face inferior do elemento ou da junta de concretagem mais próxima;

    – para elementos estruturais com h ≥ 60 cm, localizados no mínimo 30 cm abaixo da face superior do elemento ou da junta de concretagem mais próxima.