SóProvas


ID
3908392
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A questão refere-se à História do Amapá.

Considere o trecho a seguir:

(...) décadas após a independência, as comunicações entre a sede do Império do Brasil e províncias como o Pará e o Maranhão eram rarefeitas e difíceis. Também após a independência, no Parlamento, há queixas constantes em relação ao tempo para obter respostas de autoridades do extremo norte, que poderiam levar quase um ano.
(MACHADO, André Roberto de A. Para além das fronteiras do Grão-pará: o peso das relações entre as províncias no xadrez da independência (1822-1825). Outros Tempos, v. 12, n. 20, 2015. p. 6)

Um dado importante na história da Região Norte, ressaltado no trecho acima, é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Para relembrar esse assunto: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/independencia-brasil-1822.htm

  • Gabarito: A

    O isolamento político da região em relação ao governo imperial, o que contribuía para diversas tensões, como se deu no processo de independência.

    Contextualização importante:

    • Em 1626, foi criado o Estado do Maranhão e Grão-Pará, com sede em São Luís, desmembrado do Estado do Brasil, com capital em São Salvador da Bahia.
    • A partir de 1627: A região norte vai tentar fazer capitanias, com o intuito de proteger, desenvolver a região, apesar de não ter dado muito certo.
    • Capitania do Cabo Norte coube ao sertanista e desbravador Bento Maciel Parente.
    • O Cabo Norte é justamente a região onde será encontrada o atual Estado do Amapá, antes região do Grão-Pará. Obs.: As capitanias foram um fracasso, pois não tinha o devido desenvolvimento econômico, tanto que, no século XVIII, Pombal tomou as capitanias do governo.

    Fonte: GRAN CURSOS

  • A. GABARITO

    o isolamento político da região em relação ao governo imperial, o que contribuía para diversas tensões, como se deu no processo de independência.

    UMA DESSAS TENSÕES FOI A CABANAGEM: Cabanagem (também conhecida como Guerra dos Cabanos) foi uma revolta popular e social ocorrida durante o Império do Brasil , durante a Regência de Diogo Antônio Feijó, de 1835 a 1840.

    Aconteceu no Grão-Pará (Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia).

    As pessoas estavam passando fome vivendo em pobreza e enfrentando doenças, além disso  o povo trabalhador não tinha participação política nas decisões do governo brasileiro centralizador(isolamento político).

    Morreu muitaaaa gente e não deu muito bom o resultado pros cabanos, pois  houve praticamente um extermínio em massa da população paraense.

    Estima-se que cerca de 30 a 40% da população de cem mil habitantes do Grão-Pará tenha morrido no conflito.

  • Paraenses acertarão essa questão também. Durante a Independência a gente não tinha muita influência dos republicanos. Éramos mais estreitos com Portugal.