SóProvas


ID
3908956
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Uma das formas correntes de classificação de custos consiste na divisão entre custos fixos e variáveis,

Alternativas
Comentários
  • Os custos podem ser classificados de diversas maneiras, de acordo com sua finalidade. Quanto ao volume de produção os custos são classificados em fixos e variáveis. Esta classificação é muito utilizada para o cálculo do sistema de custos variável.

    Despesas ou Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Independem portanto, do nível de atividade, conhecidos também como custo de estrutura.

    Possíveis variações na produção não irão afetar os gastos acima, que já estão com seus valores fixados. Por isso chamamos de custos fixos.

    Classificamos como custos ou despesas variáveis aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período.

    Apropriação dos Custos Fixos e Variáveis

     

    No sistema de custo variável o custo final do produto (ou serviço) será a soma do custo variável, dividido pela produção correspondente, sendo os custos fixos considerados diretamente no resultado do exercício. Neste sistema a geração de riqueza está na venda e não na produção.

     

    Vale lembrar que este sistema de custos não é permitido pelo legislação fiscal, e serve somente para fins gerenciais. O custo de absorção é o utilizado legalmente conforme o . Neste método todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos, pouco importando se estes são fixos ou variáveis. Desta forma os produtos acabam absorvendo os custos, o que gerou o nome deste método ().

     

    Vantagens do Custeio Variável

     

    Mesmo não sendo aceito pela legislação fiscal, o custeio variável apresente vantagens sobre as demais. Podemos destacar as seguintes:

     

     - Apresenta o Resultado Operacional em função das vendas

     - Não há necessidade de adotar critérios de rateio para apropriar custos fixos, já que esses são deduzidos diretamente do resultado.

     - Torna evidente a Margem de Contribuição de cada produto, muito utilizada no processo decisório.

  • CUSTO FIXO E VARIÁVEL - PRODUÇÃO

    CUSTO DIRETO E INDIRETO - PRODUTO

    A) Sendo custos fixos aqueles necessários à manutenção da atividade operacional, os quais, como regra, não sofrem variação em função de aumento ou redução no volume de produção ou venda. CERTO

    B) relacionada ao objeto de produção ou venda, sendo custos variáveis aqueles que não estão fisicamente ligados ao bem ou serviço em si, mas sim a outras atividades desempenhadas pela entidade. CUSTO INDIRETO

    C) ambos ligados ao bem em si, não sujeitos a variação em função de volume de produção, sendo os variáveis, contudo, impactados por oscilações de preços de mercado. CUSTO VARIÁVEL ESTÁ SUJEITO SIM

    D) considerados fixos aqueles que configuram despesas obrigatoriamente incorridas, ainda que não componham a formação de preço do produto, e variáveis aqueles que influenciam a formação do preço de venda. CUSTO INDIRETO

    E) ambos ligados à estrutura de produção, sendo os custos fixos aqueles presentes no setor industrial e os variáveis no setor de serviços. NADA A VER.

  • Questão sobre terminologia básica em custos – a divisão entre custos fixos e variáveis.

    Os custos podem ser classificados em dois tipos básicos (fixos e variáveis), em função de mudanças no nível de produção ou atividade da empresa. Conforme Martins¹, dentre as classificações usuais que utilizamos para classificar os custos, essa é uma das mais importantes, pois levamos em consideração o valor da relação entre o valor total de um custo e o volume de atividade numa unidade de tempo.

    Por exemplo, o valor total de consumo dos materiais diretos por mês depende diretamente do volume de produção. Quanto maior a quantidade fabricada, maior seu consumo. Dentro, portanto, de uma unidade de tempo (mês, nesse caso), o valor do custo com tais materiais varia de acordo com o volume de produção. Por isso, materiais diretos são chamados custos variáveis.

    De outro lado, o aluguel da fábrica em certo mês é de determinado valor, independentemente de aumentos ou diminuições naquele mês do volume elaborado de produtos. Por isso, classificamos o aluguel da fábrica como um custo fixo.

    Com essa pequena revisão, já podemos analisar cada afirmativa:

    A) Certo, custos fixos geralmente são aqueles necessários à manutenção da atividade operacional (ex: aluguel, limpeza mensal das instalações e serviço de vigilância da fábrica), os quais, como regra, não sofrem variação em função de aumento ou redução no volume de produção ou venda.

    Dica! O examinador diz como regra, pois existe uma discussão doutrinária acerca de custos fixos que podem sofrer variação em função da variação no volume de produção, além de uma determinada faixa. São os chamados custos semi-fixos ou fixos por degrau.

    B) Errado, a ligação física do custo ao bem ou serviço não tem relação nenhuma com a divisão entre custos fixos e variáveis.

    C) Errado, os custos fixos não estão sujeitos a variação em função de volume de produção, mas os custos variáveis estão. A classificação não tem a ver com as oscilações de preços de mercado.

    D) Errado, custos e despesas não se confundem, pois são termos técnicos distintos. Custos estão relacionados com o processo produtivo, despesas são sacrifícios financeiros realizados para obtenção de receitas. Além disso, a divisão entre custos fixos e variáveis não tem a ver necessariamente com a formação de preço do produto e sim com a relação com o nível de atividade da empresa.  

    E) Errado, ambos são ligados à produção, pois são custos e não despesas. Entretanto, temos custos fixos no setor de serviços e custos variáveis no setor industrial. Essa classificação independe do setor que a empresa atua.


    ¹Martins, Eliseu, 1945 Contabilidade de custos / Martins, Eliseu. - 9ª. ed. - São Paulo : Atlas, 2003.

    ² Garrison, Ray H. Contabilidade gerencial [recurso eletrônico] / Ray H. Garrison, Eric W. Noreen, Peter C. Brewer ; tradução: Christiane de Brito ; revisão técnica: Luciane Reginato. – 14ª. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : AMGH, 2013.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Custos variáveissão aqueles que se alteram em função do volume de produção da empresa.

    Custos fixos são aqueles que não são afetados pelo volume de produção. Ex. aluguel