-
Gabarito - A
A criptografia tem quatro objetivos principais:
- confidencialidade da mensagem: só o destinatário autorizado deve ser capaz de extrair o conteúdo da mensagem da sua forma cifrada. Além disso, a obtenção de informação sobre o conteúdo da mensagem (como uma distribuição estatística de certos caracteres) não deve ser possível, uma vez que, se o for, torna mais fácil a análise criptográfica.
- integridade da mensagem: o destinatário deverá ser capaz de determinar se a mensagem foi alterada durante a transmissão.
- autenticação do remetente: o destinatário deverá ser capaz de identificar o remetente e verificar que foi mesmo ele quem enviou a mensagem.
- não-repúdio ou irretratabilidade do emissor: não deverá ser possível ao emissor negar a autoria da mensagem.
Nem todos os sistemas ou algoritmos criptográficos são utilizados para atingir todos os objetivos listados acima. Normalmente, existem algoritmos específicos para cada uma destas funções. Mesmo em sistemas criptográficos bem concebidos, bem implementados e usados adequadamente, alguns dos objetivos acima não são práticos (ou mesmo desejáveis) em algumas circunstâncias. Por exemplo, o remetente de uma mensagem pode querer permanecer anônimo, ou o sistema pode destinar-se a um ambiente com recursos computacionais limitados.
-
D) Desfragmentação de disco é o processo de consolidação de arquivos fragmentados no disco rígido do computador.
A fgragmentação ocorre ao longo do tempo à medida que você salva, altera ou exclui arquivos. As alterações que você salva para um arquivo são, com freqüência, armazenadas em um local no disco rígido diferente do arquivo original. Outras alterações são salvas em mais outros lugares. Com o tempo, tanto o arquivo quanto o disco em si se tornam fragmentados, e o computador fica mais lento por ter que procurar em muitos locais diferentes para abrir um arquivo.
O desfragmentador de Disco é uma ferramenta que reorganiza os dados no disco rígido e reune arquivos fragmentados para que o computador trabalhe de forma mais eficiente. Nesta versão do Windows, o Desfragmentador de Disco é executado por agendamento para que você não tenha que se lembrar de executá-lo, embora ainda seja possível executá-lo manualmente ou alterar o agendamento usado.
-
criptografia- mandar uma mensagem/sinal que se apresente uninteligível para recipientes externos, exceto para quem possua equipamento para decifrar o que é enviado.
-
Pra uma prova de Analista a questão está muito fácil... vai entender a FCC.
-
O problema, Fernando Ribeiro, é que a prova não tem somente essa questão, tem 60 (não sei ao certo o total) no total e tempo escasso.
Na hora da prova, uma questão "simples" dessa acaba derrubando muitos candidatos.
Tem muita gente que, no momento da prova, chega numa questão dessa e acha que tem alguma pegadinha, acaba ficando nervoso e erra.
A prova não é feita para testar nossos conhecimentos, pelo menos é o que eu acho.
-
Criptografia
-
CRIPTOGRAFAR UMA MENSAGEM
GnuPG:Um programa pioneiro e que serve de base para tantos outros, como o Enigmail e o Gpg4win (que o inclui no pacote). Contudo, ele por si só pode ser impossível de ser usado por usuários sem conhecimentos específicos, por isso deve ser baixado somente quando requerido por um programa que precise dele para funcionar, assim como o Enigmail. Enigmail: Complemento para o gerenciador de e-mails Mozilla Thunderbird. Ele habilita alguns atalhos bastante intuitivos dentro do programa que facilitam o envio de e-mails seguros e além de tudo é em português! Todavia, será necessário baixar o Gnu Privacy Guard para que seja possível usá-lo.
Gpg4win: Um pacote de programas contendo tudo aquilo que você precisa para criar pares de chaves, organizá-los e publicá-los. Com ele também é possível “traduzir” textos criptografados (desde que com a chave pública de quem o mandou) e criptografar textos normais. Além disso, conta com um plugin para o Outlook 2003 SP2, um gerenciador de e-mails e por fim, cria uma opção no menu de contexto (abre-se com um clicar com o botão direito do mouse) do Windows Explorer que facilita o acesso às opções de criptografia de arquivos.
-
Modulação é o processo de variação de altura (amplitude), de intensidade, frequência, do comprimento e/ou da fase de onda numa onda de transporte, que deforma uma das características de um sinal portador (amplitude, fase ou frequência) que varia proporcionalmente ao sinal modulador.
Demodulação é o processo que nos permite reverter o processo da modulação. Também chamado de detecção, envolve dispositivos eletrônicos, chamados modems, encarregados de detectar a onda portadora modulada e extrair dela o sinal modulante.
-
Eu faço o seguinte link:
-> Sigilo = confidencialidade = criptografia ( todos com som da letra ''C")
-> Integridade, autenticidade = assinatura digital
GABARITO ''A"
-
Claro exemplo que demonstra a vantagem de ler o enunciado antes de ler o texto.
Vamos na fé.